Cultura Techware

Cultura Techware

Sabe aquele jeito que sabemos que temos? Aquilo que sabemos que somos, baseados em nossos valores, comportamentos e propósito, mas acabamos não parando para intitular ou sequer compreender de fato?

Aqui na Techware, reservamos um parágrafo de nossos 25 anos de história, para olhar de longe, olhar de perto, conversar, discutir e aperfeiçoar o que somos e o que queremos ser.  Tomamos posse de nossa cultura, do nosso jeito de ser e de fazer as coisas, e hoje, nós não só sabemos como também vivemos e proclamamos o significado daquilo que nos representa através de nossa cultura.

Nos últimos anos começamos a olhar para a cultura de uma forma diferente, passamos a dar a importância e o foco que ela merece. Vimos que ela precisava ser forte, marcante e disseminada para todos em sua essência. Já tínhamos algumas coisas escritas, outras faladas e muitas outras praticadas e percebidas interna e externamente, mas não de forma tão clara como temos hoje. Dedicamos um tempo grande para olhar para a nossa cultura e mostrar para todos o poder que ela tem sobre nós, uma razão de ser capaz de engajar de corpo e alma todos ao redor.

O grande marco para o início do trabalho de cultura foi a mudança para a nossa nova sede em 2015. Tudo foi pensado de maneira a aliar o que há de mais inovador e moderno no mundo corporativo às práticas e crenças que valorizamos… carinho, design, inovação e dinamismo. Tudo pensado para atender da melhor maneira o nosso bem maior: as nossas pessoas, e como consequência nossos clientes e o mercado. Conseguimos com o projeto “Nova Sede Novos Ares” incorporar boa parte da nossa cultura, pois a nova estrutura nos ajudou a colocar em prática o que desejávamos há tempos, mas que estrutura anterior não permitia. Entre muitos símbolos e ações pensadas para a nova sede, criamos um guia com as melhores práticas do escritório e disseminamos para todos. Foi um projeto grande que demandou bastante dedicação, mas que nos trouxe resultados brilhantes. Um projeto que para muitos é apenas uma mudança, ganhou significado e importância entre todos ao nosso redor, e foi um sucesso!

Mas o momento em que completamos 25 anos se tornou o cenário ideal para fazermos um trabalho ainda maior: a revisão da nossa cultura organizacional com a atenção e esforços que o tema merece. Foi então que cultura se tornou uma das principais iniciativas da empresa no ano de 2016, onde contamos com o apoio de um expert no assunto, que junto com a equipe do projeto conduziu o trabalho no decorrer de todo ano.

Cultura é a grande liga entre indivíduo e organização. Quando a cultura é clara, ela se põe a serviço do alinhamento entre indivíduo, sobretudo com valores e propósitos. Manifesto, propósito, visão, missão, valores e comportamentos foram as grandes entregas. Criamos o nosso book de cultura, impresso e digital e agora estamos na etapa do engajamento e evangelização. Tivemos também alguns workshops para fortalecer nosso DNA corporativo e teremos um trabalho eterno de comunicação para incorporar tudo que temos, aspiramos e valorizamos. A nossa cultura é o nosso guia, é ela que suporta toda nossa estratégia empresarial e orienta cada um sobre como fazer as coisas por aqui. Costumamos dizer: na dúvida abra o livro de cultura que ele te mostrará o melhor caminho….

Ainda temos um trabalho grande pela frente, um trabalho que não termina nunca, mas que nos deixará cada vez mais empoderados e preparados para o novo, para o futuro que queremos para nós e para o mundo, atraindo cada vez mais pessoas e empresas que por sua própria natureza se identifiquem com o que acreditamos.

 

Aline Galeano – TechDesigner |  Supervisora de Marketing, Comunicação e Identidade Corporativa.