Comunicação: o segredo para o sucesso entre gestão e equipe

Comunicação: o segredo para o sucesso entre gestão e equipe

“É doce o sabor do compartilhar o saber” – Paulo Nassar

Superar a dificuldade de comunicar suas ideias de forma inteligente, clara e objetiva e com elas formar times e motivar equipes que vistam a camisa é um dos maiores desafios para o sucesso da carreira de um gestor nos dias de hoje. É bem familiar para a grande maioria ouvir: liderança e comunicação caminham juntos; a empresa informa e o gestor comunica; o gestor precisa ser transparente com a equipe, enfim… o discurso é muito bonito, mas como virar a chave e fazer com que pessoas que não militam na área possam manejar com competência a comunicação para a construção e manutenção de relacionamentos saudáveis, inspiradores e produtivos?

O desafio está lançado e por mais que pareça uma tarefa complexa a solução está bem na nossa frente. Os gestores modernos precisam ser gestores de gente. Porém, infelizmente, a maioria ainda não foi suficientemente preparada para informar, instruir e preparar equipes que façam o plano estratégico funcionar. A grande maioria das organizações se preocupa bastante com o desenvolvimento de novos produtos, novas metodologias, mas ainda se preocupa pouco em comunicar o assunto para os empregados, em envolve-los no todo, ouvir opiniões, para ter o tão sonhado comprometimento.

Quando você fala da importância do papel de cada um dentro do processo inteiro e faz dele parte disso desde o início, automaticamente você engaja. Quando você mostra para cada um o impacto que o trabalho dele tem na sociedade você conquista, e isso gera um círculo virtuoso de pessoas inspiradas e envolvidas dentro de um propósito maior, o propósito da organização. É preciso preparar os gestores para promover a comunicação com suas equipes, investir tempo na melhoria da comunicação corporativa interna e externa.

Outro ponto fundamental para o sucesso no relacionamento entre o líder e a equipe é trabalhar considerando a diversidade de seu time. Na era da informação, do conhecimento e da inovação é fundamental que os gestores tenham além de todas as suas atribuições a capacidade de se comunicar bem com pessoas dos mais variados perfis e de promover a comunicação e interação efetiva entre todos.

É preciso saber lidar com cada um do seu time e conhecer um pouco mais da personalidade e estilo de vida de cada membro, porque a motivação e o engajamento estão bem próximos do que a pessoa acredita, pratica e vivencia no seu dia a dia. E o gestor entre outras coisas deve ser referência, ser acessível, de fácil relacionamento, uma pessoa positiva, que pegue na mão e pegue no pé e que acima de tudo tenha competência para motivar, identificar e reter talentos estabelecendo parcerias cada vez mais fortes com os colaboradores.

O sucesso entre líderes e equipes se resume basicamente em diálogo, que envolve todas as formas de comunicação disponíveis e não somente pela palavra falada ou escrita, está presente também em manifestações e comportamentos. Cada gesto e ato apresentado, integra um processo de comunicação, por isso devemos ser referência e uma manifestação do que esperamos de nossa equipe, sempre.

Não podemos esquecer que a comunicação é uma via de mão dupla e que para estabelecer relacionamentos de confiança é preciso saber ouvir também, o que inclui receber feedbacks da equipe e estar aberto a mudanças, afinal, não temos todas as respostas e várias cabeças pensam melhores do que uma.

Fale a verdade mesmo em situações difíceis, dê feedbacks positivos e negativos, minimize o ruído da “rádio corredor” e não delegue para ninguém o que é tarefa sua, principalmente quando se trata da comunicação de fatos importantes. O gestor é o principal responsável pela empresa perante a equipe e da equipe perante a empresa. Por isso o papel dele além de ser gestor é de ser comunicador, pensando sempre no bem comum e no bem da organização, em prol de um relacionamento saudável e de confiança.

Aline Galeano – TechDesigner |  Supervisora de Marketing, Comunicação e Identidade Corporativa.