eSocial: 1º de janeiro de 2018

eSocial: 1º de janeiro de 2018

O início da obrigatoriedade do eSocial está chegando!

É possível perceber por meio de diversos sinais, que desta vez não haverá alteração na data para o início da obrigatoriedade do eSocial. Confira abaixo alguns deles:

  • Em fóruns, palestras e principalmente nas reuniões entre as empresas do projeto piloto, todos os integrantes do comitê gestor do eSocial sustentam o mesmo discurso, sem titubear nas ações e datas.
  • Agora, para reforçar a data os contribuintes começarão a ser notificados eletronicamente por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), de acordo com a declaração de Altemir Linhares – Auditor-fiscal da Receita Federal e assessor especial para o eSocial, em entrevista ao Valor Econômico na data 03/10/17.
  • A velocidade com que o comitê gestor do eSocial respondeu à publicação da Reforma Trabalhista. Surpreendeu a todos a rápida publicação do layout e manual de orientação do eSocial versão 2.4 adequado às alterações promovidas pela Reforma Trabalhista.

É claro que as empresas ainda têm muitos desafios a serem vencidos. Quem começou a se preparar mais cedo, agora está na fase de ajustes finais em função das últimas alterações publicadas a partir de julho/2017, versões 2.3 e 2.4 dos layouts e manuais. Porém, é sabido que há empresas que ou ficaram com a expectativa de que haveria novos adiamentos até por questões conjunturais do país ou, aquelas que por força da natureza de seus negócios ou qualquer outro fator estrutural ou organizacional, não criaram condições de trabalhar antecipadamente.

Agora não tem por onde escapar. É preciso encarar com maturidade a realidade em que estão, avaliar o quanto de “fôlego” possuem internamente para conduzir os trabalhos preparatórios e, se não houver recurso suficiente, buscar aporte especialista externo à organização para recuperar o tempo e não perder a celebração do Natal por conta do eSocial.

A Techware está empenhada em atender ao eSocial com a velocidade e cuidado que o assunto merece. Através do serviço de Central de Implantação, os mais de 130 clientes recebem as atualizações na ferramenta de acordo com as versões dos layouts divulgados pelo governo e também recebem o apoio durante o projeto de implantação do eSocial.

E as informações não param de chegar!