Por que acabar com as amadas planilhas?

Por que acabar com as amadas planilhas?

As inovações vivem um ciclo parecido independente da área para a qual foram pensadas. Quando surge algo revolucionário, as promessas de morte da solução antecessora são simultâneas. Entretanto, tempos depois, há um consenso de que ambas podem coexistir. Transportando a ideia para a prática, os sistemas de streaming (plataformas de assinatura nas quais você assiste filmes e seriados) foram prometidos com a morte da  tv aberta. Porém, ambos continuam existindo e é bem provável que você tenha os dois, mas com usos distintos. Na TV, você não tem controle sobre a programação, por isso usa bastante o recurso de apertar continuamente os botões do controle remoto em busca de algo de interesse. Na plataforma via streaming, você comanda e escolhe entre opções à disposição. Apesar das similaridades – entretenimento audiovisual – cada uma tem suas peculiaridades e propósito.

A proposta de fim das planilhas não é extremista. Elas não precisam ser aniquiladas da Terra, apenas recomenda-se que elas sejam excluídas de alguns cenários nos quais são opções inadequadas ou ineficientes para atender às demandas. Logo, no embate deste post, as planilhas enfrentarão as soluções de gestão, sendo que o parâmetro da comparação é o fato de que ambas são usadas como suporte tecnológico. Incontáveis operações são baseadas em planilhas em diversas empresas. Em esferas específicas, como negócios incipientes e com baixo capital para aquisição de soluções, elas são úteis. Porém, em empresas estabelecidas e com gerenciamento complexo, algumas características resultam em potenciais problemas.

 

Características das PlanilhasPotenciais Problemas
Preenchimento manual
  • Margem para erros;
  • Dados desatualizados.
Funções preexistentes
  • Uso restrito;
  • Sem personalização;
  • Dificuldade de avanço da gestão.
Uso em arquivos e abas
  • Sem acesso ágil ao histórico e/ou dados pontuais.
Análises limitadas
  • Baixo desenvolvimento estratégico e predição;
  • Sem possibilidade de aferições customizadas.
Uso centralizado
  • Dificuldade de integração multidepartamental.

 

Vantagens das soluções frente às planilhas

As planilhas não são inúteis. É fato comprovado que elas viabilizam e facilitam algumas operações. Entretanto, elas são um salto em relação ao uso do papel. Em contrapartida, a transformação dos negócios já ultrapassou a etapa da mera digitalização e vive estágios dedicados à análise preditiva, foco em performance e suporte ao crescimento e ao desenvolvimento da empresa. A comparação deixa claro que planilhas e sistemas ultrapassados são ineficientes para atender às necessidades crescentes por aplicação estratégica. Por isso, Investir em soluções digitais eficientes é sinônimo de investir em produtividade no presente e avanço para o futuro.