Tecnologia em prol de processos e performance

Tecnologia em prol de processos e performance

A complexidade gerencial das empresas reflete proporcionalmente na relevância de seus processos, pois conduzir um negócio sem eles pode fadar ao caos. Com operações múltiplas e uma demanda contundente por estratégia, a gestão necessita de organização e controles. As empresas visam eficiência, ou seja, melhor performance com o mínimo de desperdício. Dentro de desperdício, investimento e tempo têm importância máxima e é aí que os processos mostram força. Quanto melhor estruturados, implantados e aplicados, mais performance.

 

Tecnologia e processos

A tecnologia no universo corporativo não é novidade há tempos. Porém, da mesma forma que ela evolui constantemente, o mercado necessita evoluir o uso de soluções. Ao observar-se negócios estabelecidos, por exemplo empresas com centenas de colaboradores e inúmeras operações simultâneas, a existência de tecnologia voltada aos processos é unânime. Por mais arriscadas que sejam as generalizações, é inviável para um negócio atual existir sem nenhuma tecnologia. Porém, o ponto crucial é entender que apenas tê-la não é suficiente. Para que os processos sejam eficientes, a tecnologia precisa ser atualizada e manter-se pertinente.

Quando uma empresa conta com um solução digital desenvolvida e aprimorada com foco em excelência, os processos evoluem para níveis de otimização. Junto às pessoas, os recursos tecnológicos formam a dupla que continuamente constrói e desenvolve o negócio. Logo, pela lógica, se os softwares são inadequados e/ou obsoletos, a empresa é comprometida. Aliás, a questão ainda tem uma complicação: o desempenho das pessoas também é afetado com a defasagem. É fato que os processos têm definição e gerenciamento melhorado por softwares e a recíproca também é verdadeira. Ou seja, soluções inapropriadas interferem nos processos, podendo ser negativos ao gerenciamento.

 

Tecnologia e performance

Mudando a ótica do pessimismo das soluções inadequadas para o otimismo e as vantagens dos softwares de excelência, o mar de processos abre caminho para o avanço da performance. A tecnologia não apenas otimiza processos, como também amplia a possibilidade de métodos e procedimentos a serem realizados, o que leva às mãos da gestão, monitoramento em tempo real, agilidade, dados acurados para análises robustas e um arsenal de informações e melhorias inimagináveis antes da implantação do software.

Entre inúmeras razões, o avanço exponencial da TI é resultado da evolução – e revolução – que a área proporciona às empresas. A tecnologia otimiza processos, que otimizam performance e, consequentemente, cria um ciclo contínuo de progresso. A partir daí, também é criado um ciclo de exigências cada vez maior sobre a alçada da TI. Na essência destes ciclos que giram em espiral ascendente, os softwares ocupam a posição do motor.