Avanço da tecnologia e da relevância do profissional de TI

Avanço da tecnologia e da relevância do profissional de TI

A tecnologia espalhou-se por todos os lados e inundou nosso dia a dia de soluções, gadgets e intervenções digitais. Hoje, é impensável trabalhar, estudar, se divertir, se comunicar e outras tantas tarefas diárias sem a presença de algum elemento tecnológico. Para quem não nasceu e cresceu com acesso à internet, muitas experiências mudaram drasticamente nos últimos anos, tornando-se rapidamente um padrão de comportamento universal.

Por exemplo, aquelas dúvidas e curiosidades da madrugada que antes eram abandonadas em prol do sono, agora rendem pesquisas inusitadas em quartos iluminados pela luz dos smartphones. Em meio ao avanço exponencial da tecnologia, os profissionais da Tecnologia da Informação despontam como figuras importantíssimas no mercado.

Os enredos da ficção científica costumam propor que quanto mais tecnologia, menos humanidade. Entretanto, para a Techware que acredita que o encontro entre tecnologia e humanidade é fundamental para criações inteligentes e capazes de tornar a vida ainda melhor, este conceito não se aplica.

As soluções são criadas por pessoas, usadas por pessoas e visam atender às necessidades das pessoas. Portanto, excluir o fator humano é inviável. Com tudo isso, é crescente o uso de estudos comportamentais na engenharia de software e na construção de soluções, assim como é crescente a importância dos profissionais de TI.

O usuário e o desenvolvedor

Uma comprovação da sinergia entre tecnologia e humanidade é a abrangência do uso dos preceitos de UX (User Experience) no mercado tecnológico. Estudar o comportamento dos usuários, priorizar testes, considerar usabilidade e continuamente atualizar as soluções com foco em adequação são sinônimos de respeito e atenção às pessoas.

Além de soft skills, domínio de linguagens e de ferramentas, o profissional de TI também precisa desenvolver empatia e um olhar crítico ao desenvolvimento de aplicativos, web services, plataformas, etc. O foco no usuário é, obviamente, um parâmetro a ser observado por quem trabalha com tecnologia. Mas para além disso, é uma característica construtiva que eleva a relevância da área e de seus profissionais.

Em mais um dos muitos caminhos de mão dupla que solidificam o mercado como um todo, assim como os profissionais de TI avançam estrategicamente ao centralizarem o foco no usuário, os contratantes e os usuários das soluções também avançam estrategicamente ao reconhecerem a importância de profissionais de TI capacitados e comprometidos com o propósito da organização.

Afinal, o avanço da tecnologia é realizado cotidianamente com a atuação consciente e engajada de todos os profissionais que, assim como os TechDesigners, buscam melhorias contínuas, agilidade e construção de valor.