5 motivos para trocar o sistema de folha de pagamento.

5 motivos para trocar o sistema de folha de pagamento.

A folha de pagamento desempenha uma função importantíssima para a Gestão de Pessoas e também para a empresa como um todo. Independente de ser uma responsabilidade do DP ou do RH, a depender da organização de cada negócio, a folha tem potencial para viabilizar avanço estratégico da mesma forma que pode significar atraso gerencial. Para esclarecer os detalhes e diferenças dessa dinâmica, conversamos com Carlos Eduardo Amadori, Executivo de Vendas da Techware, que listou 5 motivos para modernizar os processos do Departamento Pessoal e Recursos Humanos, através do software de folha de pagamento e RH.

1. Sistema eficiente e completo.

Quando o sistema vigente não permite a execução dos planos e projetos e/ou não atende aos requisitos legais com agilidade e segurança, torna-se decisivo atualizar a estrutura. Os riscos e empecilhos de um sistema incompleto e ineficiente são complicadores nocivos ao negócio. Além das dificuldades rotineiras, há ainda o impacto em tomadas de decisão. Afinal, não ter informações e condições processuais inviabiliza a atuação de várias esferas da organização. Por exemplo, quando a empresa ainda administra algo como o banco de horas sem o suporte de uma solução robusta, fazendo registros manuais em planilhas, a gestão é comprometida.

2. Transformação Digital: revolução tecnológica.

A Transformação Digital é uma realidade pulsante, sendo vital que as empresas deem atenção ao tema e incluam a folha de pagamento na questão. Para Amadori, “a transformação tem três níveis: busca por escala (performance), realização de novas tarefas (automação) e um terceiro nível focado no fator comportamental, na mudança profunda da relação entre pessoas e os sistemas, demandando e criando um novo mindset”. Neste contexto, soluções tecnológicas podem alavancar a transformação em todos os níveis, pois além de revolucionarem o modo como as tarefas são realizadas, permitem avanços que transformam negócios e pessoas.

3. Cloud e as vantagens da nuvem.

A nuvem não poderia ficar de fora dos motivos de evolução da folha de pagamento. Inegavelmente, a modalidade Cloud traz consigo inúmeros benefícios, que respondem diretamente às necessidades de redução de custos e otimização de processos. Além disso, as soluções em nuvem – como o software de folha de pagamento Rhevolution Cloud – transformam a gestão com escalabilidade, agilidade e flexibilidade, um trio de vantagens que é sempre muitíssimo bem-vindo em todos os segmentos e tamanhos de empresa.

4. Acuracidade e confiabilidade.

A folha de pagamento é base para diversas decisões estratégicas. No geral, o gestor e o board acreditam que os dados fornecidos a partir da folha são precisos. Porém, se o gerenciamento e a captura dos dados não são realizados com acuracidade e confiabilidade, toda a cadeia de decisões pode ser afetada. Usando o Rhevolution Cloud como exemplo, fica clara a relevância de evolução da folha. Como pontua Carlos Eduardo

cadu
“O Rhevolution Cloud é fiel e inteligente, porque respeita inputs e outputs parametrizados, assegurando que os dados gerenciados pela solução da Techware sejam precisos e confiáveis”.

 

5. Vantagem competitiva.

Frente à hipercompetitividade do mercado atual, ter as necessidades atendidas de forma assertiva e o planejamento baseado em dados acurados são vantagens diretas. A empresa torna-se muito mais competitiva quando a folha de pagamento é gerenciada com apelo estratégico. Aliás, como informação é um dos ativos mais valiosos de uma empresa, a evolução da folha de pagamento é significativa para todo o negócio.

Se mesmo depois da lista acima você ainda tem alguma dúvida sobre a importância de evoluir sua folha de pagamento, a constatação do Amadori de que “a solução nunca deixou de processar um holerite” é mais um motivo para que sua decisão seja baseada em dados acurados e seguros.