RH e Vale do Silício: qual a conexão?

RH e Vale do Silício: qual a conexão?

As empresas do Vale do Silício são referência global em inovação. A região da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é famosa por concentrar vários negócios de tecnologia e também por reunir garagens que foram o berço de gigantes como Google, Uber e Airbnb. Mas qual a relação do Vale com o RH?

 

A proximidade entre tecnologia e Recursos Humanos vai além do uso de soluções digitais e sistemas voltados ao avanço da área. Cada vez mais, a aproximação entre os dois universos acontece com o intuito de entendimento sobre o futuro do trabalho, assim como a contratação e a retenção de talentos.

 

As empresas disruptivas do Vale do Silício não revolucionaram o mundo apenas com seus produtos e serviços. A mudança de mindset no modelo de gestão empresarial e gestão de pessoas também são inovações desenvolvidas e reforçadas pela atmosfera do território californiano, que continua a manter sua posição de vanguarda.

 

RH, Vale do Silício e o futuro do trabalho.

 

A nova economia mudou os parâmetros de recrutamento de talentos e, literalmente, a forma de contratar pessoas. Além de ser palco para o nascimento de muitas novas profissões, o Vale do Silício impulsiona novos formatos de trabalho, contratações por habilidades e crescimento da flexibilidade no workspace. Tais mudanças têm sido inspiração para várias empresas, que precisam adequar-se à transformação digital, às novas gerações e aos novos parâmetros da relação contratante e contratado.

 

Junto o uso de tecnologia aplicada ao RH, afinal, o território é naturalmente imerso em Inteligência Artificial, Big Data, IoT, etc, há a força do aspecto comportamental das mudanças gerenciais do Vale. Cultura corporativa, mindset inovador e foco em pessoas são pilares das empresas da região, o que inclusive está motivando visitas e missões de RH.

Imersão e aprendizado no Vale do Silício.

 

Além de acompanhar à distância os movimentos, políticas e técnicas das empresas do Vale no que tange à gestão de pessoas, está tornando-se comum o estreitamento dos laços. Tanto eventos com apresentações de profissionais que atuam em Gestão de Pessoas no Vale quanto missões imersivas às empresas do local já são práticas do mercado. Para a Techware, que vive todos os dias a conexão entre tecnologia e RH, é mais um incentivo observar que as áreas aproximam-se cada vez mais para melhorar a experiência das pessoas, assim como criar e acompanhar a transformação digital.