Como IoT influencia a gestão corporativa?

Como IoT influencia a gestão corporativa?

O que é IoT?

IoT é a sigla para a expressão Internet of Things. Em português, Internet das Coisas. Como fica óbvio pelo nome, trata-se de aparelhos e objetos conectados à internet. Há algumas décadas, o tema era restrito à ficção científica e aos filmes que impressionam pela presença da tecnologia nos mais variados itens. Hoje, em uma ida à cozinha, nos deparamos com smart geladeira e smart micro-ondas, enquanto vestimos um smart relógio e sem esquecer do smartphone sempre à mão. Assim como no ambiente doméstico, o universo corporativo também é repleto de IoT.

 

IoT no espaço de trabalho

Além da internet nos computadores, o espaço corporativo reúne muitos aparelhos conectados. Das impressoras compartilhadas via Wi-Fi às maçanetas biométricas, o escritório é um território sempre aberto à tecnologia. Apesar de ser mais comum associá-la aos softwares robustos e às soluções digitais, que agilizam o dia a dia e tornaram as tarefas operacionais em atividades do passado, há espaço para que a tecnologia expanda sua abrangência sem barreiras.

 

Com tantas possibilidades de aplicação, a utilização IoT na gestão corporativa traz muitos benefícios e oportunidades de avanço. Como dito no parágrafo acima com as maçanetas biométricas, uma vantagem direta da Internet das Coisas são os ganhos de segurança. Por exemplo, configurar processos de confidencialidade e implementar gestão de privilégios torna-se algo mais simples com suporte tecnológico. O mesmo vale para sistemas de reconhecimento facial associados à liberação de acesso, o que atende demandas de segurança da informação e tem aplicabilidade altamente relevante para os negócios.

 

Há ainda a influência da IoT na mentalidade corporativa. Com tanta tecnologia ao redor, as pessoas são inspiradas pela transformação percebida nas dinâmicas do cotidiano. Dessa forma, a busca por inovação pode ser estimulada pela atmosfera disruptiva. A mobilidade das soluções remotas também é uma influência de peso do modelo IoT. Obviamente, acesso de qualquer lugar e uso em múltiplos dispositivos não são novidades para as empresas, mas ainda assim existem muitas possibilidades de ampliação de monitoramentos e usos que a Internet das Coisas pode solucionar.

 

Muito mais do que diretamente oferecer ganhos de performance, viabilizar avanços e permitir que as corporações otimizem resultados, o conceito IoT é relevante para motivar uma visão aberta às mudanças constantes e aos novos comportamentos de uma sociedade cada vez mais conectada. O seu negócio está acompanhando estas transformações? A Techware pode auxiliar a sua empresa suportando a evolução do seu .