Como abrir-se às transformações digitais?

Como abrir-se às transformações digitais?

Negar ou evitar a Transformação Digital não irá impedi-la de acontecer. Acompanhar mudanças e priorizar atualização constante são condições indispensáveis há anos. Com isso, tanto profissionais quanto empresas precisam assimilar o valor da Transformação Digital e agir em prol de adequação ao universo de soluções digitais e aceleração.

Frente à hipercompetitividade e à hipercomplexidade da atualidade, tecnologia e inovação despontam como atributos essenciais para otimizar resultados e avançar os negócios. Portanto, abrir-se à digitalização de processos e ao uso das soluções como suporte gerencial é um caminho obrigatório para quem visa manter-se relevante. A seguir, listamos algumas atitudes que irão auxiliar você e também sua empresa nos processos de transformação.

  1. Seja flexível. Ao menor sinal de mudança, há quem resista fortemente e inclusive tente inviabilizar os processos. Entender que a constância das mudanças é das principais características da Transformação Digital é vital. De fato, tudo muda o tempo todo. Por isso, é importante avaliar as opções, permitir-se testar novidades e em iteração. E o que é iteração? O conceito bastante presente nas metodologias ágeis defende que melhorias incrementais, ou seja,  projetos, processos, produtos e serviços podem ser continuamente melhoradas com ajustes, atualizações e novas funções.
  2. Seja estratégico. Abrir-se às mudanças não é sinônimo de seguir modismos sem parâmetros e sem análises criteriosas. A estratégia avança paralelamente à Transformação Digital. Inclusive, o suporte de soluções digitais permite que os recursos (tempo, pessoas e investimentos) sejam dedicados ao core business. Além disso, aproveitar oportunidades e ampliar possibilidades com atuação estratégica são qualidades cada vez mais valorizadas nas empresas.
  3. Seja engajador. A Transformação Digital é um processo em corrente. Quando a empresa ou o profissional assimilam a importância da atuação disruptiva e do mindset inovador, é o momento de espalhar a visão. Até porque, colaboração e compartilhamento também são características bastante marcantes dos negócios transformadores. Observar as empresas de tecnologias e também as startups, que são conhecidas por serem vanguardistas na transformação, é uma fonte de inspiração riquíssima. Um exemplo disso é a conexão entre RH e Vale do Silício, que abordamos em outro texto aqui do blog.

Seguindo estas três dicas, certamente você poderá evoluir sua carreira e otimizar a sua empresa. Excelente transformação!