Endomarketing ultrapassando as paredes da organização

Endomarketing ultrapassando as paredes da organização

Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.

 

Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.  

 

Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.

 

Cultura corporativa: de dentro para fora.


Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.

 

Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.