Digitalização ou Transformação Digital: a busca por inovação no mundo corporativo

Digitalização ou Transformação Digital: a busca por inovação no mundo corporativo

Ao longo dos anos, foi possível enxergar a transformação que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo. Papéis, arquivos, planilhas e fichas foram desaparecendo com o surgimento de sistemas operacionais, aplicativos e a internet. 

E não só mudanças internas, houve ainda mudanças em todo o processo de vendas. Vimos com o tempo a lista telefônica ser substituída pela internet, as cartas pelas mensagens virtuais e as compras às lojas pelo e-commerce. Durante muito tempo, porém, muitas empresas ainda resistiram às mudanças provocadas pela digitalização. 

Nos últimos 30 anos, a maneira de se comunicar mudou e, com isso, foi extremamente necessário que as mudanças ocorressem de dentro para fora. Aos poucos, as empresas que estavam resistindo a essas mudanças, passaram a enxergar a necessidade de se atualizar. Assim, podemos afirmar que a digitalização foi necessária, já a transformação digital é inovadora.

A importância da Transformação Digital

Transformar-se digitalmente é pensar estrategicamente em processos de integração, gestão de pessoas, métodos inovadores, mudança comportamental e busca por soluções criativas para se destacar. 

Com a tecnologia mais presente na sociedade e nas empresas, tornou-se mais viável aplicar a Transformação Digital. De forma simplificada, a digitalização é condição mínima para um mindset transformador, mas não é suficiente para que a revolução aconteça. As empresas têm cada vez mais suporte à disposição. São tecnologias que agilizam fluxos de trabalho, facilitam tarefas e liberam tempo para foco estratégico. 

A Transformação Digital não acontece sozinha

Para que esta transformação seja eficiente, é necessário que as pessoas façam parte dessa mudança. Além de criar tecnologias, as pessoas são a fonte de inspiração do avanço tecnológico. As soluções, as plataformas, os aplicativos e os gadgets são criados para que os humanos possam usá-los e desfrutar de seus benefícios. Por isso, é crescente o conceito de UX Design. O UX faz referência à User Experience, em português, Experiência do Usuário. Tal disciplina visa a construção e contínua atualização de produtos digitais, sistemas e serviços com foco na criação e oferta de experiências satisfatórias para as pessoas que utilizam essas soluções.

O processo dentro das empresas deve ser em conjunto, aliando usuários a tecnologias, e buscando inovações que tragam benefícios aos colaboradores. A empresa deve buscar transformações que afetem de forma positiva sua equipe e sempre a incluir nas tomadas de decisões, valorizando profissionais e reconhecendo talentos. 

Em resumo, a tecnologia vem como forma de benefício a população e, por isso, a transformação digital dentro do mundo corporativo deve prever melhorias em todas as comunicações, dentro e fora da empresa.