Employee Experience: a mudança necessária no mundo tecnológico

Employee Experience: a mudança necessária no mundo tecnológico

A busca por experiências positivas e inovadoras no ambiente de trabalho, felizmente, tem sido cada vez mais comuns. O avanço da tecnologia tem possibilitado que empresas escutem mais o que seus colaboradores desejam, o que o mercado de trabalho oferece e o que os novos profissionais buscam. 

O conceito do Employee Experience é semelhante ao da experiência do consumidor, mas dessa vez, com foco total no colaborador e na equipe. Com ele, as empresas estão buscando proporcionar aos seus colaboradores uma experiência positiva, respeitosa e acolhedora, com ambientes mais organizados, reconhecimento de profissionais, liderança inspiradora e ações motivacionais. Dessa forma, eles poderão transportar essas vivências nas conexões internas e externas. 

Employee Experience x Customer Experience

Aproximar Employee Experience e Customer Experience é uma maneira eficaz de aplicar a técnica de valorização de pessoas.

  • Employee Experience: gestão da todas as experiências de um colaborador em sua história com a organização. Do recrutamento à retenção e ao desligamento.
  • Customer Experience: gestão da todas as experiências de um cliente por meio de uma jornada de compra e processos de fidelização atentos à satisfação.

Então qual é a relação das duas experiências?

Colaboradores satisfeitos influenciam pessoas, incorporam novas tecnologias, processos e buscam tomar decisões em prol da empresa. Assim, quando falamos em mudanças tecnológicas podemos contar com a participação daqueles que já se identificam com a mudança.

O avanço tecnológico do segmento de Gestão de Pessoas é acompanhado de outros movimentos. Além da Revolução Digital, criar e exigir novas dinâmicas, as empresas vivem transformações em diversos sentidos. O ambiente de trabalho mudou e está em constante modificação. Compartilhamento, colaboração, trabalho remoto, processos horizontais, conceitos transversais, métodos ágeis… O workplace está sendo transformado de forma pulsante e os profissionais de Gestão de Pessoas precisam ficar atentos a todos os fatores internos e externos que podem interferir nas dinâmicas.

A nova geração já vem com esse entusiasmo na busca por empregos. Os jovens procuram empresas que se destacam pela inovação, pelo comportamento e principalmente pelo o que oferece ao colaborador. E é assim que profissionais mais experientes e empresas provectas também precisam acompanhar o processo de mudança, estando abertos a sair do tradicional para encontrar espaço no mundo moderno.