Filhos no ambiente de trabalho

Filhos no ambiente de trabalho

Conciliar vida pessoal e profissional é uma necessidade dos colaboradores, que merecem atenção e cuidado da empresa. Os profissionais passam muitas horas no ambiente de trabalho, dividindo as 24h do dia entre trabalho, família, educação e lazer. Para equalizar essas dinâmicas, algumas empresas têm ações de aproximação familiar. Entre elas, a visita dos filhos dos colaboradores ao local no qual seus pais trabalham é uma política com múltiplas vantagens. A Techware é adepta dessa iniciativa e acredita que o respeito à integralidade das pessoas que atuam no time de TechDesigners é uma prioridade da Gestão de Pessoas.

Observar todos os aspectos da vida dos colaboradores, incluindo seus elos fora do negócio, é importantíssimo para uma gestão estratégica e humanizada. Aliás, Gestão de Pessoas é um nome que orienta o real valor da área. O RH evolui para Gestão de Pessoas, não para Gestão de Profissionais. Os integrantes do time são mais do que trabalhadores, demandando que as empresas incluam humanidade aos pilares do negócio. Para isso, é essencial entender que os relacionamentos pessoais e a administração do tempo são dois aspectos que impactam fortemente na qualidade de vida. 

 

Aproximar a família do ambiente de trabalho.

Eventos que possibilitam que os colaboradores levem seus familiares para o ambiente de trabalho são formas de integração positivas para as pessoas e para a empresa. Os filhos podem conhecer e entender onde seus pais passam tantas horas. Paralelamente, os pais podem estreitar os laços familiares, apresentando aspectos da rotina às crianças e aos adolescentes. Outro ponto importante, na ótica da empresa, é a mensagem de acolhimento, carinho e respeito que ações como essa transmitem ao time. 

Apesar de ser um assunto delicado, cabe abordar a “culpa” que muitas mães e pais sentem por passar ⅓ das horas dos dias da semana distantes dos filhos. Ao realizar ações que aproximam pais e filhos dentro do ambiente de trabalho, de certa forma, a empresa colabora com a redução dessa sensação e possibilita que as famílias vivam momentos de conexão.

Porém, um alerta é necessário. As visitas precisam fazer parte de uma estratégia legítima de Gestão de Pessoas humanizada. A empresa precisa buscar esse cuidado em vários pontos e atividades. Utilizar as visitas como manobra em um ambiente estressante e desrespeitoso pode ter um viés negativo, como baixa participação ou até mais estresse com os profissionais, não podendo interagir adequadamente com os filhos por terem muita pressão para continuarem a trabalhar. Outro alerta é não transformar a ação em obrigatoriedade como endomarketing forçado. Os colaboradores são convidados e precisam se sentir livres para participar. Dessa forma, o engajamento é real.

 

A força do exemplo.

Mais um bônus das ações com os filhos no ambiente de trabalho é a força do exemplo. Mesmo que em uma pequena dose, os pequenos (e também grandinhos) podem vivenciar a cultura corporativa. Essa experiência é bastante rica para as crianças e adolescentes, que estão em período de formação. Portanto, além de ser vantajosa para os colaboradores, os filhos e a empresa, as ações de integração familiar são benéficas para a sociedade.

Conheça mais das ações internas que a Techware realiza trazendo os filhos para dentro do ambiente de trabalho, como no Dia das Mães, no Dia das Crianças e outros no blog.