Saiba como a tecnologia é essencial para continuar avançando no mundo corporativo

Saiba como a tecnologia é essencial para continuar avançando no mundo corporativo

A tecnologia é um elemento inevitável atualmente. Desde as tarefas mais simples do dia a dia, como programar um lembrete no celular, até carros completamente automáticos que dispensam a necessidade de um motorista, não se pode negar que ela surgiu para revolucionar definitivamente a humanidade e esta revolução está longe de acabar.

Constante avanço tecnológico

Basta fazer uma breve retrospectiva das décadas passadas para entender do que estamos falando. Desde o fim da Segunda Guerra mundial, com o início da Terceira Revolução Industrial, novas descobertas e inovações surgiram ano após ano. O que parecia ser o auge tecnológico logo era substituído por algo ainda mais surpreendente.

Os campos da ciência, medicina, robótica e das telecomunicações, certamente, foram os mais beneficiados. No entanto, é notável que a tecnologia transformou também o mundo corporativo, juntamente com as relações de consumo.

Novas máquinas, softwares de gestão, sistemas integrados e métodos de produção cada vez mais modernos passaram a surgir – e ainda surgem – diariamente. Manter-se atualizado deixou de ser um diferencial e passou a ser uma questão de sobrevivência.

O que ontem era o mais moderno, hoje já é ultrapassado. O ponto principal é que a tecnologia não espera por você e, se sua organização não a acompanhar, você certamente será engolido pelo mercado.

Tecnologia e marketing

O marketing, apesar de não estar diretamente relacionado à produção, é crucial para o sucesso dos negócios de qualquer empresa. Não adianta investir nas melhores máquinas, matérias-primas da mais alta qualidade e colaboradores altamente treinados se ninguém souber disso. Nem sempre um bom produto se vende sozinho e o marketing existe para garantir que as pessoas saibam o que você tem de melhor a oferecer.

Este não é um conceito novo, já que o marketing começou a dar seus primeiros passos na década de 50. O que realmente mudou foi a forma como ele é feito.

Segundo um levantamento recente, mais de 126 milhões de brasileiros acessam regularmente a internet, o que corresponde a 70% da população do país. Com os olhos todos voltados para uma pequena tela na palma das mãos, faria mesmo sentido anunciar fora dela? É isso que prega o marketing digital.

Manter-se à frente da tecnologia é uma necessidade, capaz de fazer sua empresa se tornar e se manter relevante, antecipar estabilidade e crescimento em longo prazo, e atrair clientes de maneira natural e significativamente mais barata, em comparação aos meios tradicionais.

Tecnologia e gestão

Você ainda gerencia a sua empresa através de planilhas, papéis e livros de anotações? Se sim, saiba que este tipo de atitude pode estar te privando de diversas oportunidades.

Sistemas de gestão, tecnologia para folha de pagamento e RH, gerenciamento de contatos e servidores em nuvem são cada vez mais comuns, ajudando empresas a se manterem organizadas e, ao mesmo tempo, protegendo informações confidenciais de maneira segura, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A inovação tecnológica tem sido fundamental para ajudar as empresas a otimizar seus processos e reduzir significativamente a necessidade de manter arquivos em papel. Assim, as organizações que resistem ao progresso e funcionam de maneira desorganizada não têm chance de competir no mesmo nível que outras empresas que adotam a tecnologia.

Tecnologia e evolução

Não há como se manter preso aos velhos paradigmas em gestão corporativa e avançar em seus negócios, ao mesmo tempo. Se o público e o mercado mudam, acompanhar essa evolução é o primeiro passo para incentivar um ambiente de alta performance e alcançar o sucesso organizacional.

Assim como ocorreu no passado, estamos, hoje, no auge da evolução tecnológica. Se uma organização continuar resistindo ao progresso e decidir não acompanhar a tecnologia, é muito provável que desapareça na obscuridade.