Como o fit cultural pode mudar a forma de contratação da sua empresa

Como o fit cultural pode mudar a forma de contratação da sua empresa

Encontrar o candidato perfeito, com um bom currículo e que ainda esteja alinhado com os objetivos da sua empresa é bem difícil, não é? Essa dificuldade é mais comum do que parece e muitas empresas sofrem com as contratações equivocadas.

As empresas são compostas de pessoas e por isso possui crenças, comportamentos, valores e objetivos. Imagina então conhecer um candidato que muito mais do que um bom currículo, apresente ideias alinhadas com a proposta da sua empresa? Essa é a tarefa do fit cultural.

O fit cultural é o alinhamento entre o colaborador e a cultura da sua empresa e deve ser feito em etapas, começando com tarefas internas importantíssimas.. 

 

  • Comece definindo a cultura organizacional da sua empresa

 

Qual é a missão, visão e valores, como é a hierarquia, quais são os cargos de liderança, qual é o método utilizado pela empresa para treinar o funcionário, se ela é aberta a inovações, se os colaboradores possuem voz ativa ou até mesmo se há oportunidades de crescimento.

 

  • Defina objetivos e metas

 

Quais os objetivos que a empresa possui, quem são seus clientes, como um representante da sua empresa deve ser/se portar, 

 

  • Descubra lacunas

 

Defina o que falta na sua empresa, o que precisa ser melhorado e quais as dificuldades que ela enfrenta. 

Importante: use o diálogo! Converse com sua equipe para entender todos esses itens, registre tudo e tenha isso como um documento oficial. Implementar essas ações é essencial! 

Agora, com tudo definido e alinhado, será mais fácil encontrar o candidato ideal para a sua empresa. O melhor do fit cultural é que ele não ajudará só a empresa, mas o candidato também, pois a identificação e conexão deve acontecer de ambos os lados, para que se tenha mais assertividade e produtividade.