Metodologia OKR: como ajudar a sua empresa ter mais resultados?

Metodologia OKR: como ajudar a sua empresa ter mais resultados?

O planejamento de ações e as definições de metas sempre foram uma dificuldade para muitas empresas. A gestão tradicional funcionou por anos em grandes indústrias, mas também mostrou-se arriscada ao longo do tempo.

Com isso, a busca por descomplicar essas gestões e envolver mais a equipe se tornou um grande desafio. Com o tempo, diversas novas gestões foram surgindo, mas a metodologia inovadora que ganhou destaque, ficou conhecida por ajudar uma das mais poderosas empresas do mundo a crescer significativamente. A gestão estratégica chamada Objectives and Key Results (OKR) suportou o crescimento do Google de 40 pessoas para 60 mil em 1999, provando que é funcional tanto para pequenas ou grandes empresas.

Como funciona a metodologia OKR?

Os OKRs apresentam uma metodologia voltada para a criação de objetivos associada a um conjunto de resultados-chaves. O objetivo é o propósito da empresa (qualitativo), enquanto os resultados-chave são as metas (quantitativas) que irão mensurar o quão próximo a empresa está deste propósito. 

Como criar OKRs para otimizar o desempenho do meu departamento?

Uma forma simples de aplicar a metodologia para otimizar o desempenho no atendimento da empresa pode ser:

  • Definir metas claras e objetivas;
  • Dividir a formulação dos objetivos entre gestores e equipe;
  • Estipular prazos curtos e alcançáveis;
  • Deixar os OKRs visíveis para todos da equipe.

A partir dessas práticas, é possível otimizar o rendimento da equipe, visto que os objetivos são claros, palpáveis e o mais importante, a formulação envolve a participação de todos os membros do grupo.

E por que utilizá-la na minha empresa?

Incrementar a metodologia OKR na cultura organizacional impactará diretamente nos resultados tão desejados pelos gestores, considerando que ela tem como finalidade simplificar os objetivos principais de uma empresa, além de torná-los alcançáveis.

Logo, por meio de planejamento, metas até então distantes ou inalcançáveis poderão ser atingidas. Para funcionar bem e possuir resultados bem positivos, é importante ter pessoas responsáveis por criar e gerenciar as estratégias, analisar dados e mensurar os resultados; e que isso seja parte da organização como um todo, com a equipe trabalhando juntos em prol do mesmo objetivo.