Como a Gestão de Riscos pode ajudar a sua empresa

Como a Gestão de Riscos pode ajudar a sua empresa

Ainda não é possível prever o futuro, principalmente no mundo corporativo. Seja ações externas (como alteração do dólar, crise financeira, mudança de governo, entre outros) ou internas (perda de clientes, crises financeiras, etc.), nós estamos suscetíveis a riscos a todo o momento.

A Gestão de Riscos é uma forma de preparar a empresa e sua equipe para essas situações. Mas como podemos nos preparar para algo que ainda é incerto?

O processo busca implantar etapas a serem seguidas diante dos riscos, seguindo a ordem de identificar, analisar, planejar e só então tomar as decisões para execução de tarefas. Vale lembrar que quando estamos preparados para analisar o problema com calma, fica mais fácil encontrar a solução e dependendo do caso, até transformá-lo em uma oportunidade de negócios.

A Gestão de Riscos pode evitar inúmeros problemas para a sua empresa, como:

  • Decisões precipitadas;
  • Riscos financeiros;
  • Colaboradores estressados e sob pressão;
  • Demissões em massa;
  • Riscos prolongados.

Agora sabendo da importância de aplicar a Gestão de Riscos na sua empresa, confira algumas dicas para colocá-la em prática.

  1. Pense em quais riscos podem ocorrer (internos e externos);
  2. Qual o impacto que esses riscos podem possuir?
  3. O que seria necessário para tratar esses riscos? Quais as soluções?
  4. Qual o prazo para definir cada etapa e colocar as ações em prática?

Atualmente já existem diversas ferramentas para auxiliar as empresas nesse processo. E você, já tem se preparado para o futuro?