Os 3 maiores erros das empresas na hora de processar as folhas de pagamento

Os 3 maiores erros das empresas na hora de processar as folhas de pagamento

Veja como erros comuns podem colocar a sua empresa em risco

Rendimentos, horas extras, descontos, abonos, demissões… Imagina calcular todos esses itens na folha de pagamento de centenas de funcionários. As planilhas gigantescas se tornaram um grande obstáculo para gerenciar grandes empresas.

Mesmo sendo uma tarefa comum para o departamento pessoal, a folha de pagamento possui muitos detalhes que podem acabar passando despercebidos algumas vezes. Nesse caso, é comum (mas não aceitável) ocorrer erros, podendo até colocar a empresa em risco.

Confira os 3 principais erros que costumam acontecer na hora de processar a folha de pagamento.

Erro nos cálculos

Horas extras, imposto de renda, contribuição sindical e muitas outras taxas são necessárias calcular de acordo com a base salarial de cada colaborador. Quando isso é feito de forma manual, torna-se muito mais fácil acontecer erros, gerando terríveis dores de cabeça às empresas, já que se o erro for visto muito posteriormente, pode abrir brechas para possíveis processos por parte do colaborador.

Mudanças de cargos e categorias

Em muitas companhias, é comum a mudança de cargos (ou de categorias) dentro da empresa. Quando isso ocorre, toda a base salarial muda e é necessário ficar atento a essas mudanças. Manter o perfil de cada colaborador atualizado evita transtornos desnecessários e contribui para a organização dos dados e informações essenciais para a rotina do DP e demais áreas da companhia.

Manter tudo em um único servidor

Esse erro pode ser o mais fatal, pois quando as empresas utilizam um único servidor para manter seus arquivos, coloca em vulnerabilidade e possibilita a ocorrências de perdas. Assim, se o servidor tiver qualquer problema, a empresa correrá o risco de perder todo o histórico de pagamento dos seus colaboradores.

Só de pensar nesses erros, já nos deixa aflitos, não é? Quem tem uma empresa sabe o quão difícil pode ser gerenciar esses deslizes. Mas hoje, com a tecnologia à nossa disposição, é algo que pode ficar no passado.

O sistema criado para gerenciar as folhas de pagamentos é uma forma inovadora e inteligente de manter os dados da sua empresa e colaboradores seguros de falhas e perdas. O Rhevolution é uma poderosa ferramenta de negócio desenvolvida com tecnologia Oracle que opera via web e permite o acesso às informações da área de Recursos Humanos de qualquer lugar, com segurança e agilidade. Para saber mais sobre como o Rhevolution Cloud e as soluções da Folha de Pagamento, e como pode te ajudar com essa mudança, clique aqui.