Sistema de Folha de Pagamento eficiente pode contribuir mais para o seu negócio do que você imagina

Sistema de Folha de Pagamento eficiente pode contribuir mais para o seu negócio do que você imagina

Desde que a tecnologia chegou ao RH e no Departamento Pessoal, os processos de Folha de Pagamento tornaram-se muito mais ágeis. Um sistema automatizado e eficiente é capaz de transformar completamente a metodologia de trabalho, sendo responsável por reduzir custos, otimizar processos, assegurar os dados obtidos, proporcionar meios para contribuir com o crescimento da empresa e evoluir para uma atuação verdadeiramente estratégica desses setores e da empresa como um todo.

O que garante essa transformação?

Apoio em obrigações legais: algumas atividades, como admissão, demissão, alteração contratual e fechamento da folha de pagamento respondem às obrigações legais previstas em leis. Ao contar com um software eficiente, a transmissão dessas informações se dará com transparência através de uma comunicação direta com os órgãos do governo, com envio de arquivos gerados automaticamente com praticidade e segurança.
Saúde e segurança ocupacional: sistemas capazes de gerenciar os exames médicos ocupacionais e não ocupacionais, audiometria com emissão de gráficos e conclusões, questionários de saúde, histórico completo dos atendimentos médicos, emissão de relatórios e outros processos fundamentais da área facilitam (e muito!) o dia a dia do setor.

Acesso mobile e modalidade Cloud: a modalidade Cloud dá total segurança aos dados em nuvem, permitindo acessar de qualquer lugar, através de desktop ou aplicativo mobile.

Foco no seu negócio: as pessoas são as verdadeiras responsáveis pela geração de riqueza e desenvolvimento dentro de qualquer empresa. Porém, o processamento da Folha de Pagamento está, normalmente, muito distante do centro do seu negócio, por isso, quanto mais eficiente for o sistema implantando, mais tempo dos seus empregados poderá ser investido no seu foco de negócio, aumentando sua competitividade, contribuindo para o crescimento do setor de atuação e imprimindo um ritmo desafiador aos seus concorrentes.

Além dessas funções essenciais, existem inúmeras outras que devem ser analisadas na escolha de um software de Folha de Pagamento, desde a interface gráfica, a resolução das funcionalidades, o consumo de TI, o custo-benefício, o padrão de segurança, a flexibilidade e a aderência em casos de novas legislações (como das medidas trabalhistas preventivas, gerando alterações na Folha de Pagamento) e a autonomia do usuário para citar algumas.

Com a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em andamento, é importante que a empresa já esteja preparada para a mudança e possa contar com o apoio de um sistema que possua alta segurança nos dados obtidos, flexibilização e equipe de consultores bem informados e preparados para dar o suporte necessário.

Em resumo, o impacto positivo ao obter um software eficiente vai além da Folha de Pagamento, auxilia em processos complexos do Departamento Pessoal, desonera o departamento de TI e produz dados para a tomada de decisão estratégica do RH.

A mudança não trata apenas de agilizar as atividades, mas essencialmente de não perder espaço no mercado e conquistar resultados mais eficientes em todas as etapas do seu negócio.