NAS MELHORES CONDIÇÕES

NAS MELHORES CONDIÇÕES

Enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação é estar pronto. Pronto para mudar.

Pare um minuto e olhe ao seu redor. Pergunte a si mesmo como era o mundo, o seu e o da sua empresa, há dois anos. E há cinco? Como espera ser daqui a pouco mais de 12 meses? Por quantas mudanças iremos todos passar até que esse futuro se realize? 

Não apenas o mundo será outro, como seremos nós e nossas organizações. Na verdade, soa até estranho falar em futuro em uma época de transformações em ritmo frenético que antecipa, valida e ultrapassa tendências. 

Hoje, mais do que nunca, as tendências são uma realidade do e no presente

E para enfrentar esses desafios que chegam a reboque da transformação digital e cultural em nossas vidas dentro e fora das empresas, nada melhor do que buscar inspiração em “Hamlet”, de William Shakespeare: em um dos diálogos aprendemos que estar pronto é tudo. 

Esse é o novo drive de negócios e pessoas daqui para a frente, em uma lição dada no final do século 16. Mas não estar pronto no sentido de acabado ou finalizado. Estar pronto no sentido de ter condições para aprender algo novo. Estar pronto para rever a estratégia. Estar pronto para arriscar ou pivotar. Estar pronto para entender e aceitar o outro como ele é e o que ele oferece. Estar pronto para abraçar o novo como parte de nós mesmos. 

E cabe à área de RH incurtir o espírito de prontidão

Para tanto, ela deve trocar sua caixinha no organograma por uma missão, por um propósito. Ao percorrer esse novo caminho, a área de recursos humanos dá o exemplo e se mantém preparada para as mudanças, por meio dessas novas experiências vividas em um novo modelo de gestão, mais colaborativo, ágil e capaz de gerar muito aprendizado. 

Pessoas e empresas passam a aprender e a ensinar entre si de forma contínua, criando um novo metabolismo organizacional e um novo modelo de gestão e de negócios capazes de vencer a luta pela sobrevivência em um mercado em mutação. 

Vencerá quem melhor estiver sempre pronto a mudar.