Canais digitais nas estratégias de comunicação interna

Canais digitais nas estratégias de comunicação interna

Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que trabalham em locais diferentes e a grande maioria dos escritórios adotou um modelo de trabalho remoto ou híbrido.

Por estes e outros motivos, contar com canais de comunicação que conectem diretamente colaboradores e empresas é fundamental. Mas a grande questão aqui é: como fazer isso acontecer diante de tantas mudanças e, ao mesmo tempo, manter a equipe motivada, integrada, engajada e produtiva?

Parte da resposta está na comunicação interna!

Hoje, existem diversas ferramentas que contribuem para uma comunicação interna eficiente e assertiva. Por exemplo, o Workplace, que é uma rede corporativa do Facebook criada exclusivamente para as empresas conectarem todos os funcionários – ou seja, é mais do que uma automatização, significando uma transformação dos modelos de relacionamento e trabalho.

Além dessa opção, há diversas outras soluções para a comunicação interna e entre colaboradores. Conheça quais são elas, como utilizá-las internamente para engajar sua equipe e torná-la o centro do seu negócio, garantindo que a cultura corporativa seja mais eficiente, próxima e humanizada. Continue a leitura!

Quais são os principais canais digitais para aproximar a empresa e os colaboradores?

Cada canal possui suas particularidades e deve ser utilizado de acordo com o objetivo e com a cultura da empresa, só assim poderá gerar resultados efetivos, bem como otimizar os processos internos. Escolher os canais mais adequados e alinhar com os colaboradores demanda uma análise minuciosa e equilíbrio, principalmente se a abordagem for multicanal. 

O que isso significa?

Uma abordagem multicanal consiste na utilização de diversos canais de comunicação para atender os variados pontos de contato com o público, o que inclui alternativas físicas, híbridas ou 100% remotas. 

Mas hoje o nosso foco é falar dos canais digitais, que embora permitam uma comunicação à distância, ainda assim devem ser os mais personalizados e humanizados possíveis. 

Agora que você já sabe dessas informações, chegou o momento de conhecer os canais digitais de comunicação mais utilizados atualmente e suas principais características. Confira abaixo:

 

  1. Aplicativos de mensagem instantânea: WhatsApp, Telegram, Workplace Chat, Yammer, entre outros

Os aplicativos de mensagem instantânea, como Telegram, WhatsApp e Workplace Chat, ganharam bastante espaço no operacional de diversas empresas. 

Mas é preciso ressaltar que os aplicativos de mensagem devem ser utilizados na empresa para fins específicos e, preferencialmente, em um celular corporativo. Por exemplo, acompanhamento e gestão de tarefas, gestão de trabalho remoto, dúvidas ou assuntos pontuais, entre outros, além de manter uma comunicação institucional rápida entre empresa e equipes. 

  1. Plataformas de videoconferência: Google Meet, Zoom, Skype, Teams, entre outras

No cenário atual, não tem como não mencionar as plataformas de videoconferência, já que elas se tornaram parte do dia a dia dos colaboradores. 

Ferramentas como o Google Meet, Zoom, Skype e Teams permitem as reuniões remotas entre os times acontecerem. Elas contribuem para a aproximação entre os colaboradores, na medida em que permitem a realização de trabalhos e dinâmicas em grupo, mesmo quando as equipes não estão fisicamente juntas.

A escolha de uma plataforma e a padronização dentro da empresa é essencial, para que todos possam se comunicar de forma prática e assertiva, promovendo a produtividade e o engajamento das equipes.

  1.     Redes sociais

Posicionar-se nas redes sociais – Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo – tem sido quase uma obrigação para as empresas que querem se destacar no mundo dos negócios, afinal, além dos concorrentes, grande parte dos clientes e colaboradores estão inscritos em pelo menos uma mídia social.

Quando utilizadas adequadamente, inclusive para comunicação com colaboradores, as redes sociais podem ser um excelente canal de comunicação interna, como você já deve imaginar. Por isso, o ideal é ter uma presença ativa, fazer publicações frequentes, usar recursos visuais atrativos e criar conteúdos que realmente contribuam para seus colaboradores. 

Isso também está relacionado com o conceito de Employer Branding, uma vez que promove engajamento, fortalece a cultura da sua empresa e ainda promove, nos colaboradores, o orgulho de pertencer à organização.

  1.     Blog

Neste exato momento você está lendo um conteúdo hospedado em blog, o que já é uma exemplificação prática da importância desse canal de comunicação em qualquer empresa. Aqui podem ser disponibilizadas as mais variadas informações para diversas finalidades (aprendizado, reconhecimento, solução e venda). 

Você se lembra de quando tomávamos decisões de consumo somente baseadas nas informações recebidas pelas empresas? 

Com o advento da tecnologia, as pessoas passaram a confiar mais em reviews e resultados de pesquisa na internet, que geralmente estão hospedados nos blogs das empresas. Desse modo, o blog transforma a experiência do usuário, seja para suprir uma busca ou mesmo para esclarecer dúvidas. Inclusive para que colaboradores saibam o que a empresa está falando para o mercado. 

Também é possível desenvolver uma estratégia de Employer Branding, na medida em que seus colaboradores podem contribuir com a criação de conteúdo, gerando uma conexão maior com a empresa.

  1.     E-mail

Entre os canais digitais que mais utilizamos, o e-mail merece destaque, não é mesmo? A popularização e a consolidação desse canal aconteceram, especialmente, devido à facilidade de envio e à variedade de ferramentas que existem atualmente. 

Além disso, o e-mail é prático, centrado e rápido, visto que o usuário visualiza e/ou responde às mensagens no seu tempo. Ele pode inclusive ter poder documental, porque com recursos de leitura o emissor pode ter a garantia de que a mensagem foi entregue e, com os recursos de armazenamento organizado e pesquisas avançadas, ele tem também uma aplicação organizadora de documentos e mensagens importantes.

Quando o assunto é estabelecer uma comunicação eficiente com o colaborador, adotar estas três dicas é essencial para que o e-mail dê certo como canal de comunicação na sua empresa:

1)    Forneça conteúdos relevantes.

2)    Mostre-se aberto a receber respostas.

3)    Humanize o envio dessas mensagens.

 

São muitas as possibilidades de canais para constituírem uma estratégia de comunicação interna, né?

Sendo assim, neste contexto, estabelecer uma comunicação interna efetiva é essencial para organizar processos, gerir times de trabalho, garantir que todos estão sob as mesmas orientações estratégicas empresariais, promover uma experiência única e motivadora ao colaborador, pois é uma forma de integrá-lo à empresa e conectá-lo com o restante da equipe.