Por que empresas em crescimento devem investir em uma solução de software completa para RH?

Por que empresas em crescimento devem investir em uma solução de software completa para RH?

O mercado de Software de RH tem passado por uma constante evolução seguindo a tendência dos próprios departamentos de Recursos Humanos. Para se ter uma ideia, a Pesquisa de Tendências Digitais KMPG 2019 revela que dois terços dos executivos de RH acreditam que o setor passou ou está passando por uma grande transformação digital, porém muitas empresas sentem que só terão sucesso em conduzir essa mudança quando realizarem a compra de um software, o que no imaginário coletivo é bastante oneroso.

Mas, a boa notícia é que empresas em crescimento que investem ou fazem um update para um software de RH mais robusto, completo e sofisticado, na verdade, investem em uma solução necessária a curto, médio e longo prazos!

Sabemos que empresas em crescimento podem ter  orçamentos mais apertados e recursos de TI limitados, e  que, ainda assim, precisam ser até mais eficientes para crescer.,

E se dissermos que hoje diversos negócios em expansão já trabalham com soluções competitivas e de alto nível, que antes apenas as “big corps” e enterprises (grandes empresas) tinham acesso? 

O que queremos destacar aqui é que, definitivamente sua empresa pode trabalhar com um software de alto nível, mas antes de escolhê-lo ou migrá-lo para uma solução premium, é mandatório analisar as necessidades atuais e futuras do seu negócio e entender como os recursos de RH se alinham com os elementos-chave da sua empresa (incluindo o seu orçamento).

Mudando o Mindset

Como citamos, o software de RH para essas empresas é um dos pilares que sustentam a evolução do empreendedorismo e essa tendência também é muito forte no Brasil, afinal, a tecnologia tornou-se protagonista de quase todas as operações de uma empresa nos dias de hoje, principalmente daquelas relacionadas ao departamento de recursos humanos.

A ferramenta torna os processos mais eficientes e garante maior performance , mesmo para pequenas e médias empresas que possuem estruturas mais enxutas, mas que ainda assim priorizam o planejamento, a organização e o crescimento.

Portanto, se você pensou em dispensar o software de RH ou se contenta apenas com funções e aplicações antigas que o seu software atual proporciona, saiba que, provavelmente, você está nadando contra a maré! 

Antes de consolidar qualquer conceito que exclui esta possibilidade, é importante conhecer os benefícios de implementar uma tecnologia que permite elevar a capacidade produtiva da sua equipe e, principalmente, reconhecer que é um recurso acessível quando o assunto é custo-benefício. 

Para ajudar você a adquirir mais conhecimento sobre o assunto, separamos os 5 principais motivos que justificam a adoção de um software de gestão pela sua empresa. Confira abaixo:

  1.     Centralização de Informações

Empresas em crescimento também produzem uma quantidade inimaginável de informações, que pode ser facilmente perdida ou inutilizada por estar espalhada em planilhas ou outros arquivos. Entretanto, com um software de gestão eficiente e enxuto, é possível centralizar e organizar melhor todos esses dados, tornando-os mais acessíveis, integrados e úteis para entender melhor  na tomada de decisões mais rápidas e certeiras.

  1.     Praticidade

Um software de gestão realmente útil é aquele que soluciona eventuais problemas, estabelece processos claros e ajuda a movimentar  a organização com agilidade e rapidez, evitando etapas burocráticas, principalmente no que diz respeito à comunicação entre departamentos e equipes. De forma simples, o software deve conectar todos os colaboradores e tarefas em poucos cliques, eliminando gargalos nos processos, bem como ruídos na comunicação.  

  1.     Redução de Custos

Quando falamos em adquirir uma tecnologia, a primeira coisa que vem em mente é: quanto será gasto? Porém, não podemos tratar a implementação de um software de gestão para o RH como um gasto supérfluo e sim como um investimento que no futuro permitirá a redução de custos, principalmente para pequenos negócios.

O motivo? Ao automatizar tarefas e otimizar processos, a empresa produz mais, ganha tempo para focar em tarefas e estratégias que demandam mais energia, melhora a eficiência e, consequentemente, vende ou evolui nos seus resultados. A tecnologia costuma evitar retrabalhos, erros e desperdícios, o que por sua vez reduz custos e gaps, por isso ela se justifica como um investimento!

  1.     Segurança

Como já falamos algumas vezes por aqui, vivemos na era da segurança de dados e os softwares de RH seguem o mesmo caminho, por isso os mais modernos têm sido estruturados para preservar e proteger as informações da empresa, mantendo os dados armazenados em servidores confiáveis, como é o caso da interface cloud (na nuvem). Mesmo para pequenas e médias empresas, perder informações ou sofrer ataques que coloquem em risco a segurança das informações pode configurar um grande prejuízo financeiro e para a imagem da marca.

  1.     Informações Estratégicas

Um software de RH consegue compilar, cruzar e analisar diversas informações, que normalmente a mão de obra humana não consegue fazer. Os resultados obtidos destas análises costumam ter um grande valor estratégico, pois geram insights valiosos com muito mais precisão e capacidade preditiva.  Dessa forma, um software de RH completo além de organizar a rotina diária e tornar os processos mais inteligentes de pequenas e médias empresas, também é um recurso de gestão estratégica indispensável nos dias de hoje. 

Conte com as soluções Techware!

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens e possibilidades deste recurso?

Mesmo diante de todos esses motivos, sabemos que a escolha de uma nova solução de software não é uma tarefa simples, pois requer uma análise aprofundada das necessidades da empresa, características do negócio, modalidade de contratação, ofertas de mercado e perfis dos fornecedores, considerando demandas atuais e o planejamento estratégico da companhia.

Mudanças geralmente causam algum nível de insegurança e eleva as expectativas, portanto esta escolha deve ser feita de maneira planejada e com métodos estruturados, para então promover inovação e, sobretudo, melhorar a qualidade das atividades do seu RH e Departamento Pessoal.

Do começo ao fim dessa jornada, você pode contar com a Techware!

Possuímos uma poderosa ferramenta de negócio, especialmente desenvolvida com tecnologia de ponta para integrar diversas informações com alta performance, e flexibilidade para atender às necessidades do seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

É exatamente isso! O Rhevolution permite que você transite entre soluções diversas, dentre elas o Cloud, que é uma solução escalonável e acessível para empresas de todos os portes, pois pode ser utilizada de imediato a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo; bem como o BPO (Business Process Outsourcing), que contribui diretamente para o direcionamento do foco para o negócio “core-business”, alavancando resultados eficientes na terceirização de atividades não estratégicas.

Quer conhecer o Rhevolution e saber como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe!