Desde novembro de 2012 a Techware montou uma equipe multidisciplinar dedicada ao tema e à adequação do Rhevolution Cloud às novas exigências. Criou também o projeto “JUNTOS NO eSOCIAL” que promoveu uma proximidade muito grande desta equipe com os clientes para garantir sucesso em todas as fases do projeto. Foram 60 mil horas focadas no desenvolvimento das adaptações e evoluções incrementais do software de gestão da Techware. Além de quase 20 mil horas de consultoria de implantação do eSocial (modalidades web implementation e presencial) entre 2015 e 2018 em 100% dos clientes.

60 mil horas
de desenvolvimento
20 mil horas
de consultoria

Com toda esta bagagem e preparação estratégica os TechDesigners participaram e acompanharam de perto os eventos do sistema de unificação de informações trabalhistas e previdenciárias.

Assim como era esperado pela Techware, pelo mercado em geral e pelo próprio Comitê Diretivo do eSocial, as primeiras fases serviram de teste da implantação. Tanto que, as dificuldades enfrentadas e os atrasos no envio das informações dos eventos iniciais foram considerados para a revisão e alteração do cronograma.

Para entender como foi a evolução do eSOCIAL em 2018, confira um compilado com alguns destaques do processo de implantação.

EXPECTATIVA

  • Cadastramento do 1° grupo¹ a partir de 8 de janeiro de 2018.
  • Quase 14 mil empresas, segundo o Comitê Gestor do eSocial.

REALIDADE

  • Ao final do prazo da 1ª etapa, apenas metade das empresas havia realizado a transmissão de dados.
  • No fechamento da 3ª fase - folha de pagamento em maio de 2018 - 96% das empresas do 1° grupo haviam realizado algum envio.
Entendimento do processo Durante todo o processo a falta de entendimento sobre o eSocial ocasionou alguns problemas que foram além dos atrasos. Muitas empresas não assimilaram que o eSocial é contínuo, demandando uma mudança cultural. Apesar da implantação em fases, o sistema não terá um fim, sendo o novo modelo de gestão de informações e relacionamento entre empresas e órgãos trabalhistas, fiscais e previdenciários. Para as empresas que necessitam de suporte, a Techware realiza assessoria completa sobre eSocial.

O eSOCIAL EM 2018

MILHÕES E BILHÕES DO eSOCIAL

MILHÕES E BILHÕES
DO eSOCIAL:

  • Após o encerramento da implantação, o sistema de unificação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias será obrigatório para 18 milhões de empregadores do Brasil.
  • O Governo Federal estima que poderá aumentar a arrecadação em R$ 20 bilhões por ano ao eliminar erros que levavam as empresas a pagarem menos que o devido.
  • 4,2 milhões de folhas de pagamento enviadas pelos clientes Techware ao eSocial desde maio de 2018.
PRINCIPAL MUDANÇA NO eSOCIAL: NOVO CRONOGRAMA.

PRINCIPAL MUDANÇA NO eSOCIAL:
NOVO CRONOGRAMA.

  • Alteração do final do cronograma de julho de 2019 para janeiro de 2021, totalizando 3 anos para a implantação.
Problemas mais comuns e suas consequências

Problemas mais comuns
e suas consequências:

  • Inconsistência e duplicidade travam o envio de dados, exigindo que as empresas corrijam e atualizem as informações dos colaboradores.
  • Mudanças no cronograma frente aos problemas nos eventos e fases da implantação demandam atenção redobrada aos prazos.
  • Informações mal compreendidas e interpretações equivocadas levam a erros e deixam as empresas vulneráveis às multas.
  • Falta de planejamento e preparação para o eSocial inviabilizam cumprimento dos prazos e impactam a gestão global de RH com a alta demanda de dedicação ao tema em detrimento às demais necessidades.
  • Ausência de gerenciamento dos retornos, por falta de acompanhamento e/ou ferramenta de gestão, é o que impede a identificação dos eventos rejeitados e correções a serem feitas.
TECHWARE E O eSOCIAL

TECHWARE E O eSOCIAL:

35 TechDesigners estão integralmente dedicados ao eSocial.
+10 TechDesigners parcialmente atuantes nas demandas do novo sistema.
110 clientes apoiados nas fases de implantação do eSocial até o momento (dez/18).
800 horas de participação em reuniões presenciais no grupo do projeto piloto coordenado pela RFB, em Brasília, e Serpro, em Belo Horizonte.

Alteração do Cronograma para 2019/2020.

A Resolução CDES n° 05, publicada em 5 de outubro de 2018 pelo Comitê Diretivo do eSocial, definiu novos prazos para as fases do eSocial.

Alteração do Cronograma para 2019/2020.

PREPARATIVOS eSOCIAL PARA O
INÍCIO DE 2019.

Atenção! Para o 1º semestre de 2019, estão agendado os seguintes eventos.

GRUPOS EVENTOS GRUPOS
2º grupo¹ Folha de pagamento. Janeiro de 2019.
Substituição da GFIP para recolhimentos de contribuições previdenciárias. Abril de 2019.
3º grupo² Cadastro do empregador e tabelas. Janeiro de 2019.
Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas. Abril de 2019.

1) Entidades empresariais com faturamento anual de até R$ 78 milhões em 2016 e que não sejam optantes pelo Simples Nacional.

2) Empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos.

IMPORTANTE

As empresas do 2º grupo do cronograma anterior foram divididas em 2 novos grupos: entidades optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física e entidades sem fins lucrativos; demais entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões. Para classificação no 2º ou no 3º grupo, o eSocial verificará a situação de opção pelo Simples Nacional em 1º de julho de 2018. Empresas constituídas após essa data com opção pelo Simples Nacional também entrarão no 3º grupo.