Design de software e a aplicação da filosofia.
“O prazer estético deve ser um prazer inteligente” – José Ortega y Gasset
O termo design de software, de acordo com a Engenharia de software, compreende a concepção, especificação e prototipação do modelo conceitual, interface do usuário, arquitetura do software e os algoritmos e estruturas de dados que implementam estes componentes.
Será que esse conceito é suficiente para a abrangência que a palavra design pretende transmitir? Quando falamos em design, de uma forma geral, precisamos pensar na área do conhecimento que atenda a demanda de novas ideias que sejam práticas, originais e impressionantes.
Neste ponto do raciocínio, os engenheiros de software devem estar ansiosos por saber que outras técnicas devem ser estudadas para que o software tenha a generalização acima mencionada. Impressionante? Como assim?
A resposta é bastante simples mas, poderá parecer ao mesmo tempo catastrófica para os profissionais de formação na área de exatas. Está preparado? Aí vai: Precisamos compreender o design do ponto de vista filosófico ou, mais precisamente, verificar como o design funciona em cada ação rotineira, do dia-a- dia.
Antes de rejeitar a abordagem filosófica, saiba que não é correto associar a filosofia com a noção de complexidade e abstracionismo, ao contrário: a filosofia retorna aos básicos fundamentais de um assunto, o que nos leva a concluir que a filosofia no design esforça-se para examinar o projeto em seu estado mais puro, sem noções preconcebidas ou subjetividades.
A filosofia, etimologicamente falando, pode ser definida como a amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber. A filosofia é concebida como a arte de viver, que fornece aos homens regras e prescrições sobre como agir e como se portar diante das inconstâncias do mundo. A filosofia procura entender a realidade em todos os seus aspectos.
A filosofia aplicada ao design de software orienta que o projeto deve considerar a que se destina o software e, principalmente, a quem se destina, qual é o público alvo, quais são seus interesses, qual a sua realidade e seus anseios. Praticar os princípios filosóficos, principalmente aqueles relacionados à experiência estética, é uma forma de garantir que o conceito de design seja o mais adequado aos padrões e expectativas do mercado: prático, aplicável, amigável e atraente.
Atravesse barreiras que o mantiveram preso. Experimente a geração de ideias e a prototipagem rápida. Explore as dimensões estratégicas do pensamento de design e aprenda ferramentas práticas e técnicas que integrem a imaginação, a arte e a intuição do cérebro direito com lógica, análise e planejamento do lado esquerdo do cérebro.
Seja um filósofo no design de software, inspirando-se em Friedrich Nietzsche: “Um filósofo é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias”.
Almeje a reação “UAU”: aquela reação do público sobre os produtos mais desejados.
Mariângela Ramos Fragão da Silva, PMP – Gerente de Suporte e Relacionamento & Arquitetura de Soluções
Relacionados


BPO (Business Process Outsourcing): uma solução corporativa.
A terceirização dos processos administrativos e de folha de pagamento é uma prática cada vez mais adotada nas empresas brasileiras. O Business Process Outsourcing – BPO, tem se mostrado uma solução eficaz para diversas empresas de grande, médio e pequeno...
Leia mais

Desafios de liderar na era digital
Adaptar-se rapidamente à Transformação Digital não é mais uma perspectiva e sim uma necessidade. A realização de projetos que antes levavam um longo período, atualmente é dividida em entregas mais rápidas, o que possibilita a análise célere do que precisa...
Leia mais

Como evitar erros ao processar a folha de pagamento
Veja como erros comuns podem colocar a sua empresa em risco Rendimentos, horas extras, descontos, abonos, demissões… Imagina calcular todos esses itens na folha de pagamento de centenas de funcionários. As planilhas gigantescas se tornaram um grande obstáculo para gerenciar...
Leia mais

Usabilidade: a importância da qualidade de uso do software
Atualmente o mercado oferece uma infinidade de produtos, em diversos segmentos, e um dos temas a que se deve dar grande atenção é o da qualidade de uso em Software, ou usabilidade. Segundo a ISO/IEC 9126, para se avaliar a...
Leia mais

Trabalho remoto e o alinhamento com a cultura empresarial
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades, mas também desafios. Se antes ele era encarado como uma tendência para o futuro, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição e transformou o home office em uma prática necessária. A questão é que...
Leia mais

Entregas e implantação de sistemas
Como já dizia o escritor brasileiro José de Alencar, “o sucesso nasce da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. Em seu livro...
Leia mais