O contexto do Ecossistema empresarial e o RH
Uma empresa pode ser comparada a uma engrenagem. Profissionais e sistemas, que atuam independentes e também integrados, a fim de criar e/ou produzir o que quer que seja. Porém, além de uma engrenagem, a empresa também faz parte de um ecossistema. Ou seja, um ambiente maior do que o negócio e que reúne fornecedores, parceiros, concorrentes, clientes, etc. Quando entendida como parte de uma sociedade, a organização precisa ir além de sua engrenagem e estar atenta às necessidades e aos comportamentos das pessoas.
O conceito de ecossistema empresarial foi abordado na pesquisa “Tendências Globais de Capital Humano 2018“, da Deloitte, que entrevistou mais de 11 mil líderes de negócios e de Recursos Humanos de 124 países. Entre as tendências reveladas no estudo, destacamos o ecossistema da força de trabalho. Somado à atmosfera de constantes transformações, o crescimento de novos modelos de trabalho está redefinindo a relação entre empresa e colaborador. Paralelamente, há o avanço do conceito empresas sociais, que têm relação com o que abordamos no texto sobre marca empregadora e que explicamos abaixo.
Empresas sociais.
Cada vez mais, as empresas são avaliadas além do que comercializam. A postura em relação aos colaboradores, o meio ambiente, a comunidade e tudo que faz parte do ecossistema do negócio são constantemente analisados e julgados. Frente a isso, construir e manter uma reputação favorável é fundamental. Aliás, não é apenas questão de imagem. Como parte do ecossistema, a empresa se beneficia direta e indiretamente das melhorias construídas colaborativamente. Afinal, plantar em solo fértil é mais produtivo do que em ambiente hostil.
Ecossistemas e colaboradores.
No contexto dos ecossistemas, a força do coletivo conectado por um propósito é uma oportunidade de mão dupla. As empresas com essência criam impactos e ecos positivos em diversas esferas, incluindo os colaboradores. Voltando à pesquisa, segundo dados sobre o Brasil, que contou com 337 participantes, 92% dos executivos apontaram atenção com o bem-estar como uma questão importante para suas atividades profissionais no futuro.
Concluindo, como é natural em ecossistemas e em engrenagens, apelo cíclico e reciprocidade são pontos de atenção. É ideal que os colaboradores também sejam conscientes sobre a importância de uma participação ativa no negócio. Além de serem essenciais para que os processos aconteçam adequadamente e para que o negócio evolua e cresça, os profissionais também participam das realizações da empresa em prol da sociedade.
Relacionados


Inovação e gestão foram destaques na HSM Expo 2019.
Inovação e gestão foram destaques no evento A HSM Expo 2019 chegou ao fim, mas nos deixou um legítimo legado. O tema “Ouse Aprender” foi mais do que verdadeiro, nos trazendo muito conhecimento e aprendizado. Ao longo dos três dias,...
Leia mais

Conheça a cultura que define a Techware
Sabe aquele jeito que sabemos que temos? Aquilo que sabemos que somos, baseados em nossos valores, comportamentos e propósito, mas acabamos não parando para intitular ou sequer compreender de fato? Aqui na Techware, reservamos um parágrafo de nossos 25 anos...
Leia mais

Rhevolution roda sobre o banco de dados Oracle.
Por trabalhar com um processo crítico para as empresas, o software de RH precisa ser robusto e seguro. Porém, para um bom desempenho, a infra por trás do processo é quase tão importante quanto o software em si. Sem uma...
Leia mais

A análise do Big Data pelo RH a favor da gestão
Antes de falar sobre a relação entre Big Data e RH, vale um breve contexto geral. A revolução digital impactou o mundo corporativo como um tsunami. Inclusive, assim como o fenômeno marítimo, a revolução veio - e continua vindo -...
Leia mais

Unificação de soluções Oracle e Techware
A parceria da melhor empresa de tecnologia do mundo com a melhor folha de pagamento do Brasil tem um pilar central: a evolução constante do RH. Entender como estas especialistas em soluções estão realizando isso fica bastante claro com uma...
Leia mais

O impacto da cultura da Techware
A cultura da Techware traz em si o acolhimento e o cuidado com colaboradores e clientes. Ela mostra que as pessoas estão no centro da estratégia. As pessoas, cada vez mais, estão no centro da estratégia. Não é mais possível...
Leia mais