Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados


Techware atualiza ferramentas com novos layouts do eSocial.
A versão 2.2.01 já está disponível no site eSocial. Apesar de parecer um assunto conhecido pelo departamento de RH e já estar presente na rotina dos empregadores domésticos desde 2015, o eSocial ainda tem sido conduzido por grande parte das...
Leia mais

Mas por que Cloud?
É comum considerarmos que o que chamamos de CLOUD seja uma das mais novas e promissoras formas de utilização das tecnologias de informação. A primeira afirmação é tão falsa quanto é verdadeira a segunda. Na verdade, a computação em nuvem...
Leia mais

Saiba mais sobre a Lei nº 14.020, antiga MP 936.
Desde que o estado de pandemia foi instaurado em nosso país vivemos dias de muitas incertezas, com destaque para as atividades empresariais e relações trabalhistas. Quando a MP 936 foi promulgada veio com ela grande expectativa quanto às condições para...
Leia mais

ESG e RH: uma pauta promissora
As pautas ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) ganharam bastante notoriedade nos últimos tempos, o que tem impulsionado cada vez mais empresas a incluírem em sua cultura corporativa uma postura sustentável e justa, que contribua...
Leia mais

Techware marca presença na HSM Expo 2017
Confira as novidades mostradas no estande da Techware e na HSM Expo 2017 Com o tema “Conhecimento em ebulição” o HSM Expo escalou um time de grandes personalidades e mostrou aos participantes o que há de mais inovador no mundo...
Leia mais

Como estabelecer metas tangíveis para os colaboradores em 2021?
A definição de metas não é um trabalho fácil. Requer estudo, análise e atenção para que seja feita com coerência, sejam realizáveis e de acordo com as possibilidades e os objetivos de negócio. O envolvimento da equipe é peça-chave nesta...
Leia mais