Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados


Techware no Oracle Open World Brasil 2018
Com cenário inusitado, o Oracle Open World Brasil 2018 promete apresentar palestras inspiradoras, casos de estudo visionários e o melhor da tecnologia. O OOW Brasil é um dos maiores eventos corporativos de tecnologia do mundo e este ano surpreendeu ao...
Leia mais

A Techware marcou presença na HSM Expo 2021!
Considerado o maior evento de gestão da América Latina, a HSM Expo aconteceu presencialmente de 06 a 08 de dezembro, em São Paulo, no pavilhão do Transamérica Expo Center. Este ano, o evento trouxe o tema orientado por três pilares:...
Leia mais

TechDesign: o conceito que expressa a essência da Techware.
O TechDesigner tem a missão de perpetuar o DNA corporativo, hoje e no futuro. Sabe aquele jeito que sabemos que temos? Aquilo que sabemos que somos, baseados em nossos valores, comportamentos e propósito, mas acabamos não parando para intitular ou...
Leia mais

Em 2016, a Techware participava da Nova HSM Expo.
O evento que tem a cara dos 25 anos Techware, reúne grandes nomes como Adriano Chemin – Vice Presidente Sênior de HCM – Oracle A Nova HSM Expo 2016 começou com a promessa de inovação e está correspondendo as expectativas!...
Leia mais

Fechamento do ano: guia prático para RH sobre EFD‑Reinf, eSocial e férias coletivas
O último bimestre do ano traz desafios críticos para o departamento de Recursos Humanos: fechamento de folha, provisões, férias coletivas, envio de informações ao eSocial e à EFD‑Reinf. Para muitos, novembro e dezembro significam pressa, caos, volume de dados e...
Leia mais

Por que trocar seu software de folha de pagamento em 2022
As inovações trazidas pela era digital têm sido fundamentais para a evolução dos processos de trabalho em todos os setores da economia. Podemos afirmar que a automação e a robotização, a unificação de bases de dados, a mobilidade, a flexibilidade...
Leia mais
