Transformação Digital no mundo corporativo
Ao longo dos anos, foi possível enxergar a transformação que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo. Papéis, arquivos, planilhas e fichas foram desaparecendo com o surgimento de sistemas operacionais, aplicativos e a internet.
E não só mudanças internas, houve ainda mudanças em todo o processo de vendas. Vimos com o tempo a lista telefônica ser substituída pela internet, as cartas pelas mensagens virtuais e as compras às lojas pelo e-commerce. Durante muito tempo, porém, muitas empresas ainda resistiram às mudanças provocadas pela digitalização.
Nos últimos 30 anos, a maneira de se comunicar mudou e, com isso, foi extremamente necessário que as mudanças ocorressem de dentro para fora. Aos poucos, as empresas que estavam resistindo a essas mudanças, passaram a enxergar a necessidade de se atualizar. Assim, podemos afirmar que a digitalização foi necessária, já a transformação digital é inovadora.
A importância da Transformação Digital
Transformar-se digitalmente é pensar estrategicamente em processos de integração, gestão de pessoas, métodos inovadores, mudança comportamental e busca por soluções criativas para se destacar.
Com a tecnologia mais presente na sociedade e nas empresas, tornou-se mais viável aplicar a Transformação Digital. De forma simplificada, a digitalização é condição mínima para um mindset transformador, mas não é suficiente para que a revolução aconteça. As empresas têm cada vez mais suporte à disposição. São tecnologias que agilizam fluxos de trabalho, facilitam tarefas e liberam tempo para foco estratégico.
A Transformação Digital não acontece sozinha
Para que esta transformação seja eficiente, é necessário que as pessoas façam parte dessa mudança. Além de criar tecnologias, as pessoas são a fonte de inspiração do avanço tecnológico. As soluções, as plataformas, os aplicativos e os gadgets são criados para que os humanos possam usá-los e desfrutar de seus benefícios. Por isso, é crescente o conceito de UX Design. O UX faz referência à User Experience, em português, Experiência do Usuário. Tal disciplina visa a construção e contínua atualização de produtos digitais, sistemas e serviços com foco na criação e oferta de experiências satisfatórias para as pessoas que utilizam essas soluções.
O processo dentro das empresas deve ser em conjunto, aliando usuários a tecnologias, e buscando inovações que tragam benefícios aos colaboradores. A empresa deve buscar transformações que afetem de forma positiva sua equipe e sempre a incluir nas tomadas de decisões, valorizando profissionais e reconhecendo talentos.
Em resumo, a tecnologia vem como forma de benefício a população e, por isso, a transformação digital dentro do mundo corporativo deve prever melhorias em todas as comunicações, dentro e fora da empresa.
Relacionados


O RH de hoje e a Transformação Digital
Com os avanços e mudanças do mundo atual, tornou-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de habilidades analíticas incorporando cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis em software profissionais e pessoais e a evolução para uma postura estratégica. Esta postura...
Leia mais

Como a ciência de dados pode mudar a forma de atuação do RH nos próximos anos?
Certamente você já ouviu falar em ciência de dados. Bem comum em diversos setores, ela mostra que a tecnologia está presente nos processos, nas rotinas e no cotidiano de todo profissional. Se, quando pensávamos no futuro, a nossa imaginação trazia...
Leia mais

Líderes da Polishop falam sobre escolha do Rhevolution: veja
Sandra Gindero de RH e Walter Borges de TI falam da escolha do software Rhevolution da Techware para suportar a expansão da Polishop no Brasil.
Leia mais

O fornecedor ideal do Software de Folha de Pagamento
A escolha de uma nova solução de software de Folha de Pagamento não é das tarefas mais fáceis do RH e do Departamento Pessoal, passa pela análise aprofundada das necessidades da empresa, características do negócio, modalidade de contratação, ofertas de...
Leia mais

Techware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia mais

Benefícios da jornada do colaborador para sua empresa
A opinião dos clientes conta, e muito, para o sucesso de uma empresa. Se pensarmos que os empregados são os primeiros clientes de qualquer negócio, entendemos a importância de planejarmos a jornada do colaborador, pensando em como melhorar todos os...
Leia mais