Benefícios da jornada do colaborador para sua empresa
A opinião dos clientes conta, e muito, para o sucesso de uma empresa. Se pensarmos que os empregados são os primeiros clientes de qualquer negócio, entendemos a importância de planejarmos a jornada do colaborador, pensando em como melhorar todos os pontos de contato com a organização e promover uma melhor experiência.
Neste post, vamos explicar o assunto e mostrar todos os benefícios dessa preparação. Confira!
O que é o mapeamento da jornada do colaborador?
O mapeamento da jornada do colaborador é a identificação dos momentos mais importantes do empregado dentro da empresa, obtendo assim um quadro muito claro da relação entre organização e funcionário, e de como as condições corporativas afetam a percepção dessa pessoa em relação ao local de trabalho e seu desenvolvimento profissional.
A partir dessa definição, é possível proporcionar situações que aumentem o engajamento, o fortalecendo, o employer branding e fazendo com que os índices de retenção sejam bem altos.
Qual a importância do mapeamento da jornada?
Além de passar uma imagem da empresa mais positiva para clientes e stakeholders, a preocupação e a construção de uma boa jornada faz com que os profissionais fiquem satisfeitos, produzam mais, tragam propostas de melhoria e construam carreira na organização.
Vale lembrar que este último tópico é de total importância e cada vez mais raro. Percebemos que principalmente entre os trabalhadores da Geração Millennial (nascidos entre 1982 e 2000), há uma crescente diminuição no período de permanência nas empresas.
Segundo a pesquisa “Jovens Digitais: Geração Transformadora” realizada pela Mind Miners em conjunto com o Centro de Inteligência Padrão, 71% dos brasileiros millennials pretendem mudar de emprego ou de atividade entre 2 e 5 anos.
O estudo apontou ainda que para 53% dos jovens entrevistados, a satisfação dos funcionários é o valor mais importante a ser seguido pelas empresas.
Quais são os benefícios desse planejamento?
Além dos pontos que apresentamos acima, quando o RH se dedica a mapear a jornada do colaborador de maneira diligente, buscando soluções para que as experiências dos empregados sejam as melhores possíveis, a empresa sai ganhando em uma série de aspectos.
Conheça os principais.
Obtenção de insights para melhor engajamento
Principalmente empresas mais jovens e de tecnologia apostam em benefícios para manter os colaboradores envolvidos e motivados, como espaços de descompressão e horários flexíveis.
Porém, o mapeamento da jornada pode ser muito mais efetivo para aumentar o engajamento. De nada adianta oferecer “regalias” se o volume de trabalho é muito intenso, se não há espaço para o desenvolvimento individual ou se o comportamento da liderança é problemático.
Para mapear de maneira mais precisa a jornada do colaborador, o RH deve pesquisar menções nas redes sociais e até em sites de avaliação de empresas, como o Glassdoor, para entender o que é falado sobre a empresa. Apostar em pesquisas de clima organizacional também é uma boa alternativa.
Outra maneira de obter esses insights é investir em uma cultura com espaço para feedbacks, com um líder empático e capaz de motivar os empregados a se engajarem e compartilharem suas opiniões. Com alinhamentos constantes e canais de comunicação eficientes, os problemas são resolvidos antes que afetem a jornada do colaborador de maneira que comprometa o seu desempenho e o comprometimento junto à empresa.
A partir dessas informações, é possível perceber quais são os pontos críticos e o que pode ser melhorado. Aplicar e acompanhar os impactos gerados, para que esse planejamento seja vivo, dinâmico e flexível.
Recrutamento alinhado à cultura organizacional
Segundo a Harvard Business Review, o mapeamento da jornada do colaborador deve começar com a identificação das necessidades e expectativas desses profissionais.
Muitas empresas fazem o processo seletivo com base apenas nas competências técnicas, o que traz problemas de adaptação em curto prazo. Podemos citar que as empresas brasileiras perdem 40% dos funcionários durante os primeiros 90 dias de experiência, de acordo com matéria publicada na revista Você RH.
Para o planejamento, pense na impressão que você quer que a empresa cause já nos primeiros contatos. Durante a realização de dinâmicas e entrevistas, o candidato também avalia a organização e tem o seu julgamento se é um local interessante ou não para trabalhar.
Busque proporcionar uma boa experiência e trazer os valores da cultura organizacional, para identificar o alinhamento dos colaboradores e já engajá-los nesse primeiro momento.
Aumento da fidelização dos clientes
Pessoas felizes trabalham melhor, e isso é refletido diretamente na qualidade do que chega ao cliente, seja produto ou atendimento.
Quando há a oferta de boas condições de execução das tarefas e o espaço laboral é um ambiente agradável e positivo, o funcionário tem uma sensação agradável e passa a trabalhar muito melhor.
Os consumidores percebem essa diferença e sabem que ao negociarem com a empresa, terão um bom tratamento. Isso faz com que eles deem preferência à marca, independentemente do investimento.
Formação de advogados da marca
Funcionários satisfeitos acabam atuando como advogados da marca, compartilhando com o seu círculo de convívio as experiências positivas vividas na empresa e ressaltando as potencialidades do local.
Isso só é possível com um planejamento prévio da experiência do colaborador e esforço constante para resolver questões problemáticas, com uma busca interminável pelo alinhamento entre funcionário e empresa.
Podemos chamá-los de “advogados da marca” não só por a fortalecerem, como também por ajudarem na atração de profissionais melhores qualificados e mais alinhados com nossa cultura e valores. Vale lembrar que em tempos de disseminação rápida de informações como que vivemos, a preservação de uma boa reputação é fundamental em qualquer setor.
O RH da sua empresa pensa na jornada do colaborador? Já procurou identificar os pontos mais importantes e fazer um planejamento para proporcionar a melhor experiência possível?
Investir nesse mapeamento é uma estratégia importante e pode fazer toda a diferença!
Relacionados


Canais digitais para comunicação interna
Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que...
Leia mais

Low Touch Economy: solução no distanciamento
O surgimento da COVID-19 e a necessidade de isolamento físico provocou uma mudança abrupta na rotina das pessoas. Podemos afirmar que o coronavírus foi o marco para uma nova era, marcada por mudanças sociais e econômicas, com forte presença da...
Leia mais

25 anos de Techware no CONARH
CONARH 2016: Alinhada ao tema “Gestão que inspira pessoas que conquistam”, Techware apresenta seu portfólio de produtos e celebra 25 anos de mercado no maior evento de gestão de pessoas da América Latina. Durante o CONARH 2016 - Congresso Nacional...
Leia mais

Escolha o tipo ideal de contratação para folha de pagamento
O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de novos modelos de delivery de software, ampliando o leque de opções. Embora seja uma boa notícia contar com tanta variedade, isso pode trazer mais dúvidas entre os gestores ao decidir pela modalidade...
Leia mais

Conheça as medidas provisórias criadas para lidar com a pandemia
Desde o início da pandemia, houve mais de 25 medidas provisórias para combater os conflitos e desafios causados pelo novo coronavírus. Entre elas, estão as medidas provisórias criadas para auxiliar trabalhadores e empresários na luta contra o desemprego. Na Medida...
Leia mais

Usabilidade: a importância da qualidade de uso do software
Atualmente o mercado oferece uma infinidade de produtos, em diversos segmentos, e um dos temas a que se deve dar grande atenção é o da qualidade de uso em Software, ou usabilidade. Segundo a ISO/IEC 9126, para se avaliar a...
Leia mais