Lições sobre a palestra “O poder do suficiente”
É possível entregar mais com menos conteúdo e garantir a atenção do espectador? O professor da FIA Normann Kestenbaum, em sua palestra intitulada “O poder do suficiente” para o CONARH 2018 garantiu que sim. Ele afirmou que a qualidade da informação e a clareza de raciocínio podem determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio, uma ideia ou uma proposta. E que em rotinas repletas de reuniões, e-mails e excesso de informações vai ter sucesso quem conseguir passar a mensagem de forma clara e objetiva, com pouco conteúdo e sem dar muitas voltas para concluir o assunto.
Enquanto ouvia o professor na palestra, tive a oportunidade de refletir um pouco mais sobre o tema e relembrar que há uma herança cultural que leva as pessoas a terem dificuldades em ser sucintas e objetivas em seus argumentos, exposição de ideias e projetos. Fomos educados em um contexto no qual quantidade era entendida como sinal de qualidade e segundo Normann isso caiu por terra. Esforço não é mais entendido como resultado. É um meio, um caminho. Ele mostrou também que algumas mudanças culturais são importantes e indispensáveis na adaptação das organizações ao ambiente desafiador de excesso de informação com escassez de tempo.
Durante o CONARH Normann apresentou uma alternativa baseada na metodologia de concisão e objetividade que desenvolveu ao longo de mais de 20 anos auxiliando a alta direção de grandes empresas. Ele garante que é possível resolver bem temas envolvendo altas cifras com uma única folha e que o PowerPoint caiu em desuso há muito tempo em sua empresa. Eles utilizam uma única folha tamanho A3, estrutural (não narrativa), focada em conhecimento estruturado (ao invés de dados retrabalhados) e que permite a absorção simultânea de informação em substituição à sequencial do PPT.
Claro que é preciso muita dedicação por parte do apresentador para se ter sucesso nesse formato. O expositor precisa estudar semanas para ter todo discurso rigidamente estruturado na cabeça. Mas Normann garante que isso já é realidade em grande parte das maiores empresas brasileiras e multinacionais com quem lida, utilizando a credibilidade de ícones como Jeff Bezos, Jack Immelt, entre outros, que baniram o PowerPoint dos momentos de decisão da Amazon e GE, respectivamente.
E como evoluir tão radicalmente e deixar o mundo sequencial do PowerPoint?
Oferecendo o máximo possível de absorção simultânea de conteúdo às audiências visadas, esta é a mudança disruptiva. Uma página A3 é o segredo. E como você não vai encaixar todos os seus slides nesta página terá que escolher entre 3 alternativas para seu conteúdo: enxugar, enxugar ou… enxugar e isso não significa reduzir os tamanhos de todas as fontes e também só pode ser realizado com 3 alternativas: refletir, refletir e …. refletir! Ou você ordena dados e informações (chegará infalivelmente a um resultado fraco) ou você reflete e extrai o conhecimento derivado dos dados e informações (sucesso com certeza). Não há terceira opção aqui!
Norman finaliza dizendo que a melhor notícia é que ninguém cria um A3, você termina em um A3! O exercício de construir, estruturar e enxugar o conteúdo irá organizar a melhor mídia do mundo, o seu cérebro!
Ele afirma que não está reinventando a roda, esta é uma metodologia já comprovada e com alta credibilidade, está apenas propondo uma evolução, um despertar.
Aqui na Techware temos entre nossos valores Design e Dinamismo e buscamos inovar e encantar através de cada escolha, ideia e comportamento. Inspirados pela palestra de Norman, criamos um novo formato para as apresentações em nossos encontros de metas. Com a disposição de mesa redonda, conteúdo separado por trilhas e um mediador conduzindo, os gestores apresentam os dados de suas áreas com pouco ou nenhum slide e falas mais objetivas. Priorizamos também começar a apresentação entregando a informação mais importante do evento, aproveitando o foco inicial dos espectadores para garantir a entrega da mensagem.
Os resultados do formato inspirado nas dicas de Normann foram excelentes e o próximo passo é chegarmos no A3, estamos trabalhando para isso.
E assim decisores migram de um status de reordenadores de dados para um patamar de reflexão profunda, levando-os a exercerem mais efetivamente os seus talentos, com impacto direto na qualidade das decisões e performance da empresa.
Fonte: palestra O poder do suficiente – Normann Kestenbaum – Professor de Comunicação Corporativa no MBA da FIA e sócio-diretor da Baumon– CONARH – 15 agosto de 2018.
https://blogrh.com.br/conarh-o-poder-do-suficiente/
Aline Galeano – Supervisora de Marketing, Comunicação e Identidade Corporativa
Relacionados


Líder da TAM fala sobre o papel do Rhevolution na empresa.
https://www.youtube.com/watch?v=CsoM-Wol9u4 "O Rhevolution tem a responsabilidade de processar nossa folha para 29.000 funcionários e estamos muito tranquilos quanto a isso. A partir do momento que eu tenho um produto e que eu não preciso me preocupar em relação a sua...
Leia mais

O RH de hoje e a Transformação Digital
Com os avanços e mudanças do mundo atual, tornou-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de habilidades analíticas incorporando cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis em software profissionais e pessoais e a evolução para uma postura estratégica. Esta postura...
Leia mais

Aprimoramento para enfrentar uma possível fase de desemprego.
Em momentos de crise, o desemprego é um tema recorrente. Em uma análise simples podemos dizer, basicamente, que as pessoas diminuem o consumo, o que faz com que as empresas deixam de vender e com isso reduzam investimentos e cortem...
Leia mais

Conheça os 3 tipos de Cloud
O mundo corporativo tem passado por constantes mudanças e apresentado novos conceitos de mercado, padrões e ideias inovadoras a todo o momento. Para acompanhar esta evolução é imprescindível que as empresas se ajustem às novas tendências sem perder seu DNA....
Leia mais

Por que trocar seu software de folha de pagamento em 2022
As inovações trazidas pela era digital têm sido fundamentais para a evolução dos processos de trabalho em todos os setores da economia. Podemos afirmar que a automação e a robotização, a unificação de bases de dados, a mobilidade, a flexibilidade...
Leia mais

Canais digitais para comunicação interna
Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que...
Leia mais