Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados


Conheça as regras da simplicidade de uso.
Apesar do dicionário definir simplicidade como "peculiaridade do que não é complexo", com o passar do tempo, muitas personalidades importantes como Leonardo Da Vinci, George Bernard Shaw e Frederic Chopin, diziam entre outras citações, que a simplicidade é o último...
Leia mais

Gestão humanizada: equipe mais motivada, empresa com mais resultado
Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios encontrados dentro de uma empresa. Afinal, compreender as necessidades pessoais dos empregados, ter uma equipe motivada e, ao mesmo tempo, ágil, garantir eficiência em meio a tantos processos e atividades, e ainda buscar...
Leia mais

Canais digitais para comunicação interna
Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que...
Leia mais

Employee Experience: a jornada do colaborador
A experiência do funcionário, ou employee experience, ao compreender tudo o que as pessoas descobrem, observam ou sentem ao longo de sua jornada na organização conduz a uma visão abrangente do relacionamento entre o colaborador e a organização, do processo...
Leia mais

Techware fica entre os 10 fornecedores de RH 2018
A Techware está concorrendo entre os 100 e é forte candidata a compor a lista de 10 melhores fornecedores de RH 2018. O ano mal começou e a empresa de software para Folha de pagamento e Recursos Humanos já foi...
Leia mais

Dia das Crianças na Techware valoriza cultura, família e sustentabilidade
As comemorações de Dia das Crianças da Techware, bem como todas ações de endomarketing e RH, são centradas em experiências. Mais do que celebrar com presentes e brinquedos, a empresa busca aproveitar a oportunidade para promover momentos especiais para os...
Leia mais