Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados
Rhevolution Mobile: veja versão móvel de solução da Techware
Em nosso mundo cada vez mais conectado, as pessoas precisam ter acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento. Elas precisam de ferramentas que possam atuar em atividades críticas da gestão de pessoas e na urgência em que...
Leia maisComo incluir a diversidade na sua organização
Há muito tempo o tema diversidade vem ganhando pauta nas discussões da sociedade e também das empresas. Mesmo sendo um assunto em constante crescimento, ainda são poucas as organizações que adotam a diversidade em seus valores e essência. Segundo pesquisa...
Leia maisTechware marcou presença no CONARH 2010
Utilizando iPads para acessar o software Rhevolution, a Techware promoveu experência aos visitantes de seu estande no CONARH 2010. A utilização do sistema de RH em dispositivos móveis, o módulo Alert, de ativação empresarial, e a funcionalidade Aprovação Eletrônica de...
Leia maisRhevolution Cloud: inteligência artificial aplicada ao RH
Alinhada às principais tendências tecnológicas, a Techware apresentou além de seu portfólio de soluções na área de gestão de pessoas, a inteligência artificial aplicada ao Rhevolution Cloud. Em sua 11ª participação na HSM Expo a Techware mostrou dentre uma série...
Leia maisTechware figura entre os 10 fornecedores de RH de 2014.
Pelo quarto ano consecutivo a Techware destaca-se entre os 10 melhores fornecedores para a área de Recursos Humanos do Brasil segundo pesquisa feita pela revista GestãoRH com as 1.000 maiores empresas brasileiras. Em noite de premiação, José Afonso Dell’Agnolo, sócio-diretor...
Leia maisTechware atende clientes na implantação do eSocial
O início da obrigatoriedade do eSocial está chegando! É possível perceber por meio de diversos sinais, que desta vez não haverá alteração na data para o início da obrigatoriedade do eSocial. Confira abaixo alguns deles: Em fóruns, palestras e principalmente...
Leia mais