Home Office e produtividade
Alguns adoram, outros nem tanto. Desde o início do isolamento social, muitas empresas adotaram o formato de trabalho home office, que apesar de ser conhecido por trazer mais liberdade ao profissional, também trouxe algumas dificuldades.
O cenário da pandemia da COVID-19 trouxe diversas mudanças e preocupações nas famílias brasileiras. Além do home office, as famílias estão lidando com diversas situações sob pressão, como filhos em casa, falta de um local adequado e silencioso para trabalho, preocupações com os familiares que estão distantes e muitas outras coisas.
Todas esses desafios trazem alguns companheiros para o trabalho: a ansiedade e o stress. Infelizmente, é difícil lidar com esses dois problemas que atingem mais de 18,6 milhões de brasileiros. Combinado a todo esse cenário, as empresas continuam trabalhando e em alguns casos, até aumentaram a demanda de serviços (principalmente online).
Então, como lidar com o stress e ansiedade do home office sem afetar a sua produtividade no trabalho? Separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento.
1.Estabeleça uma rotina
A melhor forma de se organizar melhor é ter uma rotina regular durante toda a semana. Sempre acorde o mesmo horário, tome seu café, um banho, coloque uma roupa de trabalho (evite pijama) e só depois sente para trabalhar. Assim, seu corpo já vai acostumando com o horário. Além disso, faça pausas para almoço e lanches da tarde.
2.Procure um espaço silencioso e confortável
Por mais difícil que possa ser, reserve um espaço para o seu trabalho. Dê preferência para o local mais silencioso da casa, longe de barulhos externos. É importante se sentir confortável, mas ainda assim, levante algumas vezes no dia para esticar o corpo e não ficar dolorido.
3.Estabeleça horário para começar e encerrar o trabalho
Home office não é férias. Mesmo estando em casa, respeite o horário de entrada e saída do trabalho. Algumas empresas já utilizam o software que fazem o controle de ponto a distância, como o Timekeeper do Rhevolution Cloud, então é importante respeitar esses horários para evitar conflitos com a empresa e baixa produtividade. A melhor opção é ter horário fixo para o seu almoço e aproveitar esse momento para ficar com sua família.
4.Organiza o seu dia e delegue tarefas
Para não procrastinar ou perder muito tempo em serviços pequenos, comece seu dia listando todas as tarefas necessárias. Divida-as por prioridade e urgência, assim você consegue ter mais foco nas atividades.
5.Evite distrações
Nós sabemos que com filhos em casa, talvez essa parte seja a mais difícil. Mas converse com sua família. Informe que você precisa se concentrar e que naquele horário é importante silêncio. Tente evitar manter aparelhos eletrônicos ligados e mantenha o celular no silencioso.
6.Um tempo para si e para a família
Ficar em casa também tem suas vantagens. Aproveite esse momento para fazer atividades com sua família e manter a mente mais tranquila. Antes de dormir, leia um livro, ouça uma música ou faça uma meditação para acalmar a mente e evitar sentir ansiedade para o próximo dia.
Logo tudo irá normalizar, mas enquanto isso, utilize a tecnologia a seu favor agora e sempre. Softwares e aplicativos podem te auxiliar a trabalhar online, além de facilitar processos e agilizar entregas. Saiba mais em https://techware.com.br/
Relacionados


TechDesign: a essência da Techware
Não deixar que o lado humano escape da tecnologia é um dos segredos para encantar o mundo e gerar ótimos negócios O olhar define, traduz, explica e diz. Faça um teste e olhe-se no espelho. E diga o que vê....
Leia mais

Techware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia mais

Incentivo ao uso do LinkedIn
Há quem ainda enxergue o LinkedIn apenas como uma rede social para quem busca uma nova posição de trabalho. Algo como um imenso banco de currículos e intermediador entre profissionais e head hunters. Isso é verdade. O LinkedIn pode ser...
Leia mais

Administração do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida
Cada vez mais ficamos com a impressão que o tempo parece não ser mais suficiente para realização das nossas rotinas diárias. A incessante busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, a pressão pelo crescimento e...
Leia mais

A legislação sobre pessoas deficientes no mercado de trabalho
Empresas de médio e grande porte possuem algumas leis que regulamentam cotas para contratação de funcionários. Uma delas é a Lei nº 8.213, de 1991, que estabelece cotas para a contratação de portadores de deficiência física e o decreto nº...
Leia mais

Conheça os benefícios da modalidade Cloud
A Transformação Digital tem sido uma das palavras-chave da década, tornando-se o alicerce de muitas empresas que buscam mais agilidade e posicionamento no mercado. Mas, o que é a Transformação Digital no mundo dos negócios sem a utilização da modalidade...
Leia mais