Os 3 maiores erros das empresas na hora de processar a folha de pagamento
O cálculo de folha de pagamento para as empresas com atuação no Brasil envolve muitas variáveis – sejam de natureza legal, fiscal e contábil – para atender a legislação federal e a diferentes sindicatos – sejam de especificidades contratuais e modelo de remuneração firmados entre empresas e seus empregados.
Além destes aspectos levantados , a atividade é considerada como “missão crítica” porque além de ter que seguir estritamente a legislação vigente e ter extrema acuracidade de cálculo dos valores, o cumprimento de prazos é algo imprescindível, pois os prejuízos por atrasos vão além das pesadas multas impactando também na produtividade e engajamento dos empregados com o trabalho.
Por isso, tal atividade possui um papel tão central e, por que não dizer, estratégico, na gestão de pessoas e dos negócios de uma empresa. Porém, algumas falhas são recorrentes em diversas organizações colocando o negócio em risco.
Confira os 3 principais erros que podem acontecer no processamento da folha de pagamento.
Input manual de informações
Não dispor de um software que trabalhe por você ou que não seja flexível para alterar suas configurações de acordo com as necessidades específicas da empresa é pôr os processos da área em risco.
A falta de automatização na hora de inserir dados e informações ou de processar a folha pode gerar equívocos como:
– Falta de automatização na hora de inserir dados e informações ou de processar a folha;
– Cálculos errados de horas extras, férias, 13º terceiro, imposto de renda, contribuição sindical, entre outros;
Processos demasiadamente centralizados
A falta de processos descentralizados reflete em um RH sobrecarregado com atividades que poderiam ser divididas com gestores de outras áreas, possibilitando mais autonomia aos demais departamentos.
Vamos exemplificar com um caso muito comum:
Quando um colaborador é transferido de departamento , a mudança pode ser feita pelo gestor da área. O RH, portanto, é alimentado com estas informações, em vez de precisar correr atrás delas com informações obtidas pelo RH, ao invés dele precisa ir atrás destes dados.
Sem um processo descentralizado, as mudanças constantes de área resultam em vários problemas no processamento de Folha, como o erro do cálculo de salário, que varia de acordo com o cargo.
Por isso, a importância de um software que integra e facilita essa autonomia para os gestores, e também a troca de informação entre o RH e os departamentos de forma automatizada.
Não trabalhar com uma base única de dados
Ainda hoje é comum pequenas, médias e até grandes empresas que possuem mais de uma base cadastral de dados dos seus colaboradores. Isso pode gerar um grande transtorno para o processamento da Folha. A possibilidade de erros de pagamentos, controle, relatórios e recolhimento de impostos é enorme neste cenário.
A famosa expressão “colcha de retalhos”, que se refere a empresas que possuem diversos softwares não integrados para a gestão de seu capital humano, é algo que deve ser eliminado do ambiente de empresas que buscam mais eficiência em seus processos administrativos internos, e querem estar à frente da concorrência.
O Rhevolution é um sistema único e completo, desenvolvido para processar a folha de pagamento da sua empresa de forma segura e inteligente. Essa poderosa ferramenta de negócio foi desenvolvida com tecnologia Oracle, possibilitando que você opere via internet permitindo o acesso às informações de RH com segurança e agilidade.
Quer o Rhevolution Cloud e as soluções da Folha de Pagamento da Techware no dia a dia da sua empresa? Então clique aqui e conheça mais sobre essa plataforma transformadora.
Relacionados


RH, DP e Reforma Trabalhista
A Reforma Trabalhista está vigente desde o final de 2017 e o assunto gerou muita discussão sobre os impactos para os trabalhadores. Mudando a ótica, este post propõe um olhar sobre os impactos para as empresas, especificamente para as áreas...
Leia mais

Banco de Horas x Horas Extras: entenda a aplicação dessas políticas e os diferentes impactos na gestão de seus colaboradores
Sabemos que a CLT determina que o trabalhador atue, no máximo, por 8 horas diárias ou 44 horas semanais. Porém, em alguns casos, esses horários podem ser extrapolados, desde que não haja prejuízos à saúde do colaborador, respeitando o limite...
Leia mais

Incentivo ao uso do LinkedIn
Há quem ainda enxergue o LinkedIn apenas como uma rede social para quem busca uma nova posição de trabalho. Algo como um imenso banco de currículos e intermediador entre profissionais e head hunters. Isso é verdade. O LinkedIn pode ser...
Leia mais

O que o RH vai ouvir no CONARH (e o que precisa escutar agora)
Agosto se aproxima e traz consigo o maior evento de Recursos Humanos da América Latina: o CONARH. Durante três dias, o São Paulo Expo vira palco para debates sobre liderança, cultura, inovação, diversidade e outros temas que moldam o futuro...
Leia mais

Techware no Top of Mind de RH 2018
A Techware já está entre as 5 mais lembradas em Folha de Pagamento e agora concorre ao topo da categoria. Vote na Techware e ajude-nos a conquistar o TOP OF MIND DE RH. Pela 6ª vez a Techware, empresa de sistema de...
Leia mais

Desafios de liderar na era digital
Adaptar-se rapidamente à Transformação Digital não é mais uma perspectiva e sim uma necessidade. A realização de projetos que antes levavam um longo período, atualmente é dividida em entregas mais rápidas, o que possibilita a análise célere do que precisa...
Leia mais
