Criatividade e inovação: pensar fora da caixa
Às vezes quando nos deparamos com algum problema, passamos horas tentando encontrar uma solução, porém a barreira da mesmice nos impede de olhar para novos horizontes e encontrar novas maneiras de solucionar aquele problema. Albert Einstein dizia que é uma insanidade você fazer sempre as mesmas coisas e esperar um resultado diferente.
A expressão “pensar fora da caixa” mostra que em alguns momentos precisamos ver as situações de um outro ângulo para entender melhor o que se passa. Um cubo por exemplo possui 6 faces, mas se o olharmos de frente não enxergaremos todas. Sendo preciso olhar de outros lados para vê-lo em sua totalidade.
Essa atitude pode nos ajudar a solucionar questões em diversas áreas da nossa vida. Para tanto é preciso que saibamos escutar mais as opiniões à nossa volta, quebrar paradigmas e entender que arriscar é necessário. Para obter novos resultados é preciso mudar sua ação.
A prática do Brainstorm (tradução literária: “tempestade de ideias”) que é uma atividade criada para explorar o potencial e a criatividade de uma pessoa ou de um grupo em uma reunião com um objetivo comum, onde todas as ideias são bem-vindas, sem restrições, ajuda a abrir o pensamento saindo do padrão de mentalidade.
Da próxima vez em que se deparar com um problema do qual não sabe mais como resolver: pare, respire e permita-se sair da caixa. A solução pode ser mais óbvia do que se imagina.
A Techware, fornecedora de software de Folha de Pagamento e Recursos Humanos, além de estimular o pensamento e a criatividade de seus funcionários e em todos os seus processos, busca constantemente inovação, fazendo uso de tal prática para construção do seu design. Pois sabe que estas atitudes facilitam o trabalho e melhoram o desempenho do seu produto e a confiança de seus clientes.
Relacionados


O papel do RH na experiência do empregado
Que seja eterno enquanto dure ou que a experiência seja marcante para que dure eternamente? Ter um produto ou serviço de qualidade, estratégias bem definidas e investimento em tecnologia vale de algo se não temos pessoas inspiradas e engajadas para...
Leia mais

MP-927 e antecipação de feriados prolongados
Ao menos sete feriados que caem antes ou após o final de semana (considerados prolongados), ainda estão por vir. Porém, com a chegada da COVID-19* no Brasil, mais conhecido como coronavírus, o país decretou estado de calamidade no início do...
Leia mais

Performance by design no RH
Primeiro, é essencial entender o que é performance by design. O conceito comumente utilizado no segmento tecnológico, tem o intuito de assegurar que a performance seja prioridade desde o início de um projeto. Por exemplo, durante a criação de uma...
Leia mais

Techware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia mais

Low Touch Economy: solução no distanciamento
O surgimento da COVID-19 e a necessidade de isolamento físico provocou uma mudança abrupta na rotina das pessoas. Podemos afirmar que o coronavírus foi o marco para uma nova era, marcada por mudanças sociais e econômicas, com forte presença da...
Leia mais

Por que comunicação e liderança são complementares.
“Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.” – Mario Quintana Vivemos a era da globalização. Seja este um jargão ou clichê, ainda assim parece...
Leia mais