eSocial 10 meses após a obrigatoriedade
No dia 14/11 as empresas de grande porte, enquadradas no 1º grupo do eSocial, emitiram a guia para pagamento das contribuições previdenciárias referente à competência outubro/18. Esta foi a terceira vez que tais empresas utilizarão o sistema DCTFWeb com essa finalidade.
Passados 10 meses do início da obrigatoriedade, de acordo com algumas fontes de informação, menos de 80% das empresas do 1º grupo conseguiram cumprir a entrega dos eventos e executar o encerramento da folha de pagamento no Portal do eSocial. Entretanto, o projeto pode ser considerado de sucesso levando-se em conta sua abrangência e grau de complexidade dos eventos.
A próxima data alvo para essas empresas refere-se à competência de fevereiro de 2019 na qual deve ser feito o recolhimento do FGTS pela GRFGTS – Guia de Recolhimento do FGTS na vigência do eSocial.
Possivelmente, essa data preocupa menos as empresas do que julho de 2019. Sim, porque em julho do próximo ano terá início a obrigatoriedade de envio dos eventos de SST – saúde e segurança do trabalho.
Relacionados à medicina do trabalho, o eSocial requer o evento do ASO – atestado de saúde ocupacional, que é emitido a cada um dos eventos admissional, demissional e mudança de função, além dos exames periódicos que são determinados conforme a atividade realizada pelo trabalhador ou o local físico onde desempenha suas funções.
Por outro lado, o volume de informações de segurança do trabalho é maior e mais diversificado, pois compreende o mapeamento das condições de trabalho, riscos ocupacionais, procedimentos de segurança, treinamentos e proteção do trabalhador.
A preocupação das empresas não está relacionada com a característica desses eventos e tampouco com as exigências da legislação. Para uma boa parte das organizações a dificuldade maior está na forma como as informações são mantidas.
Existem casos em que os serviços estão terceirizados, muitas vezes somente a parte relativa aos exames ocupacionais e, portanto, seus registros ocorrem em sistemas informatizados apartados do sistema que processa os demais eventos de administração de pessoal.
Como, a menos dos exames periódicos, os demais exames têm relação direta com os eventos não periódicos de admissão, promoção, transferência e demissão, é mandatório o sincronismo de envio ao eSocial entre, por exemplo, o evento de admissão e o ASO admissional ou entre o evento de promoção e o ASO de mudança de função.
A dificuldade aumenta quando os processos de SST não são geridos por um sistema informatizado, fazendo com que as empresas façam os registros e controles de forma manual.
Com este cenário, observam-se as empresas a busca de uma solução seja a de concentrar a gestão desses processos em uma solução única e integrada de sistema de RH ou, quando não for possível, no caso de terceirização de serviços, rever seus procedimentos para incorporação de controles adicionais para zelar pelo sincronismo e integridade dos eventos.
Por um caminho ou por outro, há muito trabalho a ser feito e o cronograma é curto, portanto é fundamental que as empresas mantenham o foco e organizem as ações para a eficácia na incorporação do SST no eSocial.
Relacionados


Techware participa do CONARH 2018
Entre 14 e 16 de agosto de 2018, acontece a 44ª edição do CONARH. O evento que é um dos mais importantes do segmento no mundo e o maior congresso sobre gestão de pessoas da América Latina, conta com a...
Leia mais

Como funcionam os releases, as atualizações de um software
Um software pensado por um fornecedor responsável, que se preocupa com a performance da empresa, promove atualizações periodicamente. Essa é a única maneira de manter a solução alinhada às novidades em tecnologia e negócios. No entanto, as melhorias precisam acontecer...
Leia mais

Techware no Top of Mind de RH 2020
A Techware está entre as cinco empresas mais lembradas na categoria Sistemas para Folha de Pagamento 2020 Novamente, a Techware está entre as empresas mais lembradas no Top of Mind de RH no Brasil. A premiação é a maior do...
Leia mais

Confira entrevista de Fernando Teixeira no CONARH 2012.
E o ciclo de entrevistas em nossos sofás brancos no CONARH 2012 continua. Agora é a vez do Diretor de Recursos Humanos da Souza Cruz, Fernando Teixeira, dar as suas impressões e previsões do mercado de RH brasileiro. Confira em...
Leia mais

Admissões temporárias: eSocial, FGTS Digital e folha – o checklist que evita multas
Quando o último trimestre do ano se aproxima, setores como varejo, logística, indústria e serviços já se preparam para reforçar os times com contratos por prazo determinado e trabalho temporário. É a alta sazonal que movimenta o mercado e garante...
Leia mais

Techware atende clientes na implantação do eSocial
O início da obrigatoriedade do eSocial está chegando! É possível perceber por meio de diversos sinais, que desta vez não haverá alteração na data para o início da obrigatoriedade do eSocial. Confira abaixo alguns deles: Em fóruns, palestras e principalmente...
Leia mais
