Psicologia positiva e a felicidade feminina
Um assunto que sempre me chama atenção e desperta bastante interesse. O que é preciso para ser feliz nos dias de hoje? Considerando principalmente nós mulheres que temos um grande acúmulo de tarefas, que não necessariamente nos traz bem-estar.
Tive a oportunidade de me aprofundar um pouco mais no assunto com a palestra que aconteceu no CONARH (Congresso Nacional de Recursos Humanos) da Renata Abreu, autora do livro Felicidade feminina. Segundo a Renata ser feliz é uma escolha possível com as práticas da Psicologia Positiva.
Mas, afinal, o que é a Psicologia Positiva?
Alinhada à neurociência, a PP prova que escolhas conscientes combinadas com a prática de atividades intencionais, tais como, mindfulness (meditação), savoring (apreciação), perdão, gratidão e generosidade melhoram a saúde física e mental, elevam as emoções positivas e nos levam a maiores níveis de bem-estar.
Segundo uma das teorias da PP, existem três fatores determinantes para a felicidade: 50% genética, 10% circunstâncias de vida e 40% relacionados à capacidade da pessoa de alterar seu nível de felicidade realizando ações que estão sob seu controle. Apesar de a genética ter uma porcentagem significativa nessa equação, a neuroplasticidade pressupõe que o cérebro é maleável e, portanto, pode mudar ao longo das nossas vidas. “Pessimistas podem se tornar mais otimistas e cérebros negativos podem ser treinados para enxergar mais possibilidades.
Embora pareça algo banal é em busca da felicidade que estamos o tempo inteiro. Pois bem, o que é felicidade para você? Para mim o terreno da felicidade parece movediço, ele nos escapa e a subjetividade é sua principal característica.
Pelo que tenho visto sobre o assunto é preciso refletir e priorizar alguns fatores para que a jornada da busca pela felicidade seja mais curta.
A saúde é um bem precioso e está vinculado a muito mais que apenas suas células e hormônios, a busca do bem-estar tem que estar focada na felicidade, na positividade, em nossas virtudes pessoais e otimismo.
O autoconhecimento também é fundamental para a jornada da felicidade. É preciso refletir sobre nossa alimentação, nossa autoimagem e auto aceitação. É preciso valorizar estados que nos parecem sem importância, como o humor e o otimismo. Sem contar que intenções positivas e atitudes otimistas trazem benefícios reais para nossas vidas, tais como aumento da criatividade, melhora nas capacidades interpessoais, entre muitos outros.
Descubra quem você realmente é para ajudar as outras pessoas a fazerem o mesmo. E acima de tudo a gratidão é sem dúvida um dos maiores bens que podemos cultivar. É um processo de cura que reflete no bem interior e se eleva numa sensação de bem-estar.
A felicidade está ligada a escolhas autenticas coerentes com nossos valores e não ao que os outros esperam de nós e nem ao que esperamos deles. Existem muitas mulheres, por exemplo, que não querem ser mães, que não querem casar e são felizes assim.
Sim, a felicidade só depende de nós, mas sempre jogamos essa responsabilidade nas mãos dos outros!
Da criação dos filhos aos processos de gestão de empresas a Psicologia Positiva pode ser aplicada por nós mulheres a uma variedade de áreas. Segundo a Renata, exercícios diários podem ajudar na escolha de uma vida com maior significado, na potencialização das qualidades humanas, na ampliação da positividade. “Mudar não é fácil. Como todo processo precisa de esforço e dedicação. Mas, a felicidade está no seu dia a dia. Quando enxergamos isso e buscamos uma rotina melhor, fica mais fácil alcançá-la”, completa.
Aline Galeano – TechDesigner | Supervisora de Marketing, Comunicação e Identidade Corporativa.
Relacionados
Administração do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida
Cada vez mais ficamos com a impressão que o tempo parece não ser mais suficiente para realização das nossas rotinas diárias. A incessante busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, a pressão pelo crescimento e...
Leia maisPor que trocar seu software de folha de pagamento em 2022
As inovações trazidas pela era digital têm sido fundamentais para a evolução dos processos de trabalho em todos os setores da economia. Podemos afirmar que a automação e a robotização, a unificação de bases de dados, a mobilidade, a flexibilidade...
Leia maisA importância da flexibilidade na escolha do software de Folha de Pagamento
Você sabe o que considerar ao escolher o software de Folha de Pagamento para a sua empresa? Claro que há vários aspectos a serem analisados, mas gostaríamos de enfatizar a importância da flexibilidade do produto nessa decisão. Entenda agora por...
Leia maisConheça a metodologia de implantação da Techware.
Afinal, o que é metodologia? Vem da palavra MÉTODO, que é o processo para atingir um determinado fim. No nosso caso, atingir o objetivo de implantar um software de RH. Podemos definir então que a metodologia de implantação é o...
Leia maisTechware e a implantação remota das suas soluções
Frente a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas já estão aderindo a implantação do teletrabalho ou home office com sua equipe, conforme as medidas provisórias trabalhistas anunciadas pelo Governo Federal. Entretanto, não são todas as empresas que possuem preparo...
Leia maisConsultoria Dirigida Techware
Chegou a hora de trocar de software de Folha e RH? Os especialistas Techware podem ajudar você e sua equipe em uma conversa exclusiva e sem custo! Sabemos que a elaboração de um projeto para troca de software de Folha...
Leia mais