Ação de Dia das Mães: exemplo de endomarketing na Techware
Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais conectadas ao endomarketing geram resultados muito mais eficientes em engajamento.
Mais que um conjunto de estratégias e ações de Marketing Institucional voltadas para o público interno da organização, o endomarketing é a metodologia que visa à implantação de uma conscientização coletiva entre os colaboradores, para que eles se sintam valorizados, tornem-se mais produtivos e realizem o seu trabalho com qualidade.
As campanhas de Endomarketing são grandes aliadas da Cultura Organizacional, pois além de manter viva a informação e lembrança contínua do que se pretende fortalecer do ponto de vista de comportamentos relacionados aos valores organizacionais, promove o engajamento de forma leve e prazerosa.
CULTURA CLARA E FORTE
Quando a cultura é clara e forte é natural que as ações de Endomarketing sejam desenvolvidas com base nos valores, missão e propósito da empresa, com base na cultura. Aqui na Techware, empresa especializada em software e outsourcing para folha de pagamento e Recursos Humanos, não é diferente. Ttrabalhamos o endomarketing em todas as nossas ações e campanhas internas visando aumentar a felicidade e a satisfação de todos os agentes de mudança da Techware, os TechDesigners. Sempre voltadas para experiências marcantes e diferenciadas, procuramos levar para os colaboradores muito carinho e design em todas as nossas ações. O Techware+, um de nossos programas internos, foi pensado para oferece experiências voltadas a datas comemorativas como: aniversário, maternidade, casamento, Dia das Mães, Natal, entre outras, e tem trazido resultados significativos para a organização.
É importante que cada empresa imprima seu jeito na condução de suas ações e programas internos e na Techware temos um jeitinho único e especial que vem da nossa cultura, que por sinal ganhou muita importância e foco nos últimos anos. Começamos a olhar para a cultura de uma forma diferente, vimos que ela precisava ser forte, marcante e disseminada para todos em sua essência. Já tínhamos algumas coisas escritas, outras faladas e muitas outras praticadas e percebidas interna e externamente, mas não de forma tão clara como temos hoje.
E foi em 2017 que recebemos a prazerosa missão de zelar por essa cultura e promover o engajamento, fazer com que ela ultrapasse as paredes de nossa organização, impactando também nossos clientes, família e sociedade.
Sim, o grande desafio não só da Techware, mas de todas as organizações é envolver e engajar. Mostrar para todos o poder que a cultura exerce sobre os colaboradores, uma razão de ser, capaz de engajar de corpo e alma todos ao redor. E foi assim que surgiu a ideia de aliar o endomarketing a cultura aproveitando o momento de ternura que a ação Techware+ Dia das Mães proporciona. Decidimos então linkar os valores de mãe aos valores da nossa cultura, um cenário perfeito para levar um pouquinho dessa essência para os lares dos TechDesigners.
A AÇÃO
Batizada como Valor de Mãe, a campanha do dia das mães teve como objetivo sincronizar os valores mais puros e sábios que cada mãe cultiva e transmite à toda família aos cinco valores dos quais não abrimos mão aqui na Techware:
Ética, Carinho, Design, O Cliente e Dinamismo.
Sendo assim o valor Ética foi atribuído à Mãe Certinha, o Carinho à Mãe Carinhosa, o Design à Mãe Antenada, o O Cliente à Mãe Cuidadosa e o valor Dinamismo à Mãe faz tudo.
Para ficar ainda mais emocionante pedimos para que os próprios filhos contassem através de um vídeo com qual valor sua mãe mais se identifica e o porquê. Transformamos todos os vídeos em um único e exibimos na sexta feira que antecedeu o dia das mães na principal TV da empresa. Haja lencinho de papel para tantas lágrimas.
Como não poderia faltar DESIGN, as mães TechDesigners ainda ganharam uma linda pulseira Life Wishes Amor da Vivara que simboliza esse sentimento incondicional que só uma mãe é capaz de sentir.
Mas não foram apenas as mães que receberam homenagem. Para nós é muito importante envolver todos os TechDesigners em nossas ações e estender a Cultura Techware para a família também. Assim os demais TechDesigners puderam contar sobre o valor da sua mãe e levar um cartão especial para presenteá-la. As TechDesigners que são mães e as mães de todos os demais TechDesigners receberam a homenagem e vivenciaram um pouco mais da nossa cultura.
Esse é apenas o início de um trabalho grande que temos pela frente, um trabalho que não termina nunca, mas que nos deixará cada vez mais empoderados e preparados para o novo, para o futuro que queremos para nós e para o mundo.
Uma série de novas ações de engajamento utilizando Endomarketing estão previstas em parceria com a área de RH e Comunicação. Queremos que a nossa cultura ultrapasse as paredes da organização, atraindo cada vez mais pessoas e empresas que por sua própria natureza se identifiquem com o que acreditamos.
Aline Galeano – TechDesigner | Supervisora de Marketing, Comunicação e Identidade Corporativa.
Relacionados


Trabalho remoto e o alinhamento com a cultura empresarial
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades, mas também desafios. Se antes ele era encarado como uma tendência para o futuro, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição e transformou o home office em uma prática necessária. A questão é que...
Leia mais

A relação entre DP e financeiro
O Departamento Pessoal tem responsabilidades bastante relacionadas com o financeiro da empresa. Aliás, em alguns segmentos, a folha de pagamento é o item de maior investimento do negócio. Portanto, a área que gerencia salários, benefícios, outras questões fiscais e encargos...
Leia mais

Marketing e Vendas: unidos em benefício do negócio
A cultura interdisciplinar é cada vez mais presente no ambiente corporativo. Quebrar as separações entre as áreas é um movimento que vai muito além dos espaços de trabalho compartilhados no conceito open space. A ideia de aproximar departamentos, promover engajamento...
Leia mais

Os benefícios da sincronização de dados para nossa vida.
Como poderíamos viver nossa vida atual tomando todas as decisões diárias e importantes (ou menos importantes) do nosso dia a dia sem informações relevantes para tal? Como exemplos bem simples destas "informações relevantes" de que todos nós necessitamos a quase...
Leia mais

ESG e RH: uma pauta promissora
As pautas ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) ganharam bastante notoriedade nos últimos tempos, o que tem impulsionado cada vez mais empresas a incluírem em sua cultura corporativa uma postura sustentável e justa, que contribua...
Leia mais

Como desenvolver um projeto.
“Se todos nós fizéssemos as coisas de que somos capazes, iríamos literalmente espantar a nós mesmos” – Thomas Alva Edison De acordo com a definição de projeto do Guia PMBoK – Project Management Body of Knowledge, “Um projeto é um...
Leia mais