Ação de Dia das Mães: exemplo de endomarketing na Techware
Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais conectadas ao endomarketing geram resultados muito mais eficientes em engajamento.
Mais que um conjunto de estratégias e ações de Marketing Institucional voltadas para o público interno da organização, o endomarketing é a metodologia que visa à implantação de uma conscientização coletiva entre os colaboradores, para que eles se sintam valorizados, tornem-se mais produtivos e realizem o seu trabalho com qualidade.
As campanhas de Endomarketing são grandes aliadas da Cultura Organizacional, pois além de manter viva a informação e lembrança contínua do que se pretende fortalecer do ponto de vista de comportamentos relacionados aos valores organizacionais, promove o engajamento de forma leve e prazerosa.
CULTURA CLARA E FORTE
Quando a cultura é clara e forte é natural que as ações de Endomarketing sejam desenvolvidas com base nos valores, missão e propósito da empresa, com base na cultura. Aqui na Techware, empresa especializada em software e outsourcing para folha de pagamento e Recursos Humanos, não é diferente. Ttrabalhamos o endomarketing em todas as nossas ações e campanhas internas visando aumentar a felicidade e a satisfação de todos os agentes de mudança da Techware, os TechDesigners. Sempre voltadas para experiências marcantes e diferenciadas, procuramos levar para os colaboradores muito carinho e design em todas as nossas ações. O Techware+, um de nossos programas internos, foi pensado para oferece experiências voltadas a datas comemorativas como: aniversário, maternidade, casamento, Dia das Mães, Natal, entre outras, e tem trazido resultados significativos para a organização.
É importante que cada empresa imprima seu jeito na condução de suas ações e programas internos e na Techware temos um jeitinho único e especial que vem da nossa cultura, que por sinal ganhou muita importância e foco nos últimos anos. Começamos a olhar para a cultura de uma forma diferente, vimos que ela precisava ser forte, marcante e disseminada para todos em sua essência. Já tínhamos algumas coisas escritas, outras faladas e muitas outras praticadas e percebidas interna e externamente, mas não de forma tão clara como temos hoje.
E foi em 2017 que recebemos a prazerosa missão de zelar por essa cultura e promover o engajamento, fazer com que ela ultrapasse as paredes de nossa organização, impactando também nossos clientes, família e sociedade.
Sim, o grande desafio não só da Techware, mas de todas as organizações é envolver e engajar. Mostrar para todos o poder que a cultura exerce sobre os colaboradores, uma razão de ser, capaz de engajar de corpo e alma todos ao redor. E foi assim que surgiu a ideia de aliar o endomarketing a cultura aproveitando o momento de ternura que a ação Techware+ Dia das Mães proporciona. Decidimos então linkar os valores de mãe aos valores da nossa cultura, um cenário perfeito para levar um pouquinho dessa essência para os lares dos TechDesigners.
A AÇÃO
Batizada como Valor de Mãe, a campanha do dia das mães teve como objetivo sincronizar os valores mais puros e sábios que cada mãe cultiva e transmite à toda família aos cinco valores dos quais não abrimos mão aqui na Techware:
Ética, Carinho, Design, O Cliente e Dinamismo.
Sendo assim o valor Ética foi atribuído à Mãe Certinha, o Carinho à Mãe Carinhosa, o Design à Mãe Antenada, o O Cliente à Mãe Cuidadosa e o valor Dinamismo à Mãe faz tudo.
Para ficar ainda mais emocionante pedimos para que os próprios filhos contassem através de um vídeo com qual valor sua mãe mais se identifica e o porquê. Transformamos todos os vídeos em um único e exibimos na sexta feira que antecedeu o dia das mães na principal TV da empresa. Haja lencinho de papel para tantas lágrimas.
Como não poderia faltar DESIGN, as mães TechDesigners ainda ganharam uma linda pulseira Life Wishes Amor da Vivara que simboliza esse sentimento incondicional que só uma mãe é capaz de sentir.
Mas não foram apenas as mães que receberam homenagem. Para nós é muito importante envolver todos os TechDesigners em nossas ações e estender a Cultura Techware para a família também. Assim os demais TechDesigners puderam contar sobre o valor da sua mãe e levar um cartão especial para presenteá-la. As TechDesigners que são mães e as mães de todos os demais TechDesigners receberam a homenagem e vivenciaram um pouco mais da nossa cultura.
Esse é apenas o início de um trabalho grande que temos pela frente, um trabalho que não termina nunca, mas que nos deixará cada vez mais empoderados e preparados para o novo, para o futuro que queremos para nós e para o mundo.
Uma série de novas ações de engajamento utilizando Endomarketing estão previstas em parceria com a área de RH e Comunicação. Queremos que a nossa cultura ultrapasse as paredes da organização, atraindo cada vez mais pessoas e empresas que por sua própria natureza se identifiquem com o que acreditamos.
Aline Galeano – TechDesigner | Supervisora de Marketing, Comunicação e Identidade Corporativa.
Relacionados


Techware: tecnologia, design e pessoas
Alguns o veem como a imagem ideal para vastidão. Ou para receio. Para outros, é a expressão da paz. Lazer e descontração. Fonte de vida. Onde se busca a renda. Pode ser calmo ou turbulento. Mas é sempre o mesmo...
Leia mais

Vantagens de um software eficiente de Folha de Pagamento
Desde que a tecnologia chegou ao RH e no Departamento Pessoal, os processos de Folha de Pagamento tornaram-se muito mais ágeis. Um sistema automatizado e eficiente é capaz de transformar completamente a metodologia de trabalho, sendo responsável por reduzir custos,...
Leia mais

Os benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de...
Leia mais

BPO (Business Process Outsourcing): uma solução corporativa.
A terceirização dos processos administrativos e de folha de pagamento é uma prática cada vez mais adotada nas empresas brasileiras. O Business Process Outsourcing – BPO, tem se mostrado uma solução eficaz para diversas empresas de grande, médio e pequeno...
Leia mais

O RH como parte da cultura do Vale do Silício
As empresas do Vale do Silício são referência global em inovação. A região da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é famosa por concentrar vários negócios de tecnologia e também por reunir garagens que foram o berço de gigantes...
Leia mais

Preservando a saúde dos colaboradores
O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no final de 2019 na China e tem se espalhado de forma bem rápida entre os países. Desde então, o vírus já fez 18.259* mortes segundo um balanço da AFP baseado em...
Leia mais