Aprendizado gera otimização, e assim evolução.
Por vezes, as evoluções digitais são puramente associadas à tecnologia. É óbvio que as inovações tecnológicas têm mérito inquestionável. Entretanto, um aspecto importante pode ser negligenciado sem a devida atenção a todos os fatores do processo. Quem cria a tecnologia? Pessoas. Quem implementa a tecnologia? Pessoas. Quem ressignifica as soluções e desenvolve funções adicionais? Pessoas. Os saltos tecnológicos das últimas décadas foram impressionantes. Somado a isso, as expectativas para o futuro são promissoras. Mas de forma simbiótica ao universo das máquinas e softwares, as pessoas são fundamentais para que os ciclos evolutivos aconteçam.
Os profissionais de TI têm um papel importante nessa dinâmica. Muito mais do que implementar e gerenciar, eles criam e otimizam soluções de maneira direta ou indireta. Logo, comportamento é assunto de destaque. Aliás, comportamento é um tema que precisa ser contextualizado com amplitude. Do micro ao macro, cada profissional, cada área e cada empresa afetam mercados e a sociedade com sua atuação. Igualmente, os mercados e a sociedade afetam e influenciam os negócios das empresas. Por exemplo, uma mudança legislativa é realizada como reflexo e/ou pressão de mudanças sociais, o que desencadeia um ciclo de mudanças que atingem todos da cadeia. O mesmo acontece no processo inverso.
Quando as mudanças são focadas em avanço e/ou dão origem à evolução, as otimizações têm potencial para criar revoluções. Entrando mais especificamente no universo da Tecnologia da Informação e dos softwares, um processo importante para a evolução constante são os releases. Implementos, revisões e mudanças que melhoram e transformam as soluções de acordo com pressões externas, internas e/ou novidades. Um ponto importante neste contexto é a consolidação de dados. Por serem concebidas para o usuário (software by design) e terem atenção constante à performance, as soluções têm a garantia de dados consolidados intrínseca à criação, além de mantida e ampliada com as atualizações.
Outro ponto importante é o tempo. Enquanto na realidade on premises esperava-se entre 2 e 3 anos para que os releases fossem concluídos (implantação morosa), atualmente, no cloud, as inovações são ágeis e podem ser liberadas até trimestralmente. A comparação deixa nítido o ganho em agilidade. Para que uma revolução seja continuamente otimizada e novas revoluções – de todas as dimensões – sejam criadas, é imprescindível que haja agilidade no desenvolvimento e na implantação. Afinal, na maioria dos casos, é a velocidade que torna possível a compreensão da transformação. Voltando ao exemplo, a resposta rápida a uma mudança legislativa é otimização, enquanto a resposta lenta é atraso processual.
Aprendizado aplicado para gerar otimização
Além das otimizações por necessidades, há uma classe de atualizações associada à excelência. De forma simples, pode-se dizer que as mudanças que respondem demandas legislativas, comportamentais, pressões externas, etc. são obrigatórias. Por isso, o diferencial não está em realizá-las, mas sim na velocidade do tempo de resposta. Em uma esfera mais elevada, existem as otimizações decorrentes de aprendizados, criatividade e foco em inovação. Sob este viés, a relevância das empresas de vanguarda, principalmente aquelas do segmento tecnológico, é indiscutível. Ao suportarem e ‘puxarem’ o avanço de seus clientes, assumem um papel vital para manter o ciclo da evolução sempre constante.
Outro aspecto importante dos releases de inovação é o fomento à transformação dos negócios através de AI, Machine Learning e IoT, uma vez que os avanços impulsionam a criação do futuro. Aqui, inquietude criativa, busca constante por excelência e aplicação de aprendizados – todos feitos por pessoas – são vitais para o desenvolvimento de avanços.
Relacionados


Tecnologia e gestão de pessoas
O cenário em que vivemos tem se tornado cada vez mais imprevisível e volátil, mas uma coisa é certa: a tecnologia aliada à expertise tornou-se uma ferramenta fundamental para a otimização da eficiência operacional das empresas. Estar por dentro das...
Leia mais

Techware: soluções Cloud e inteligência artificial
Alinhada à inovação constante do universo de Recursos Humanos, a Techware apresentou além de seu portfólio de soluções na área de gestão de pessoas, como o equilíbrio entre humanidade e novas tecnologias pode fazer do RH, um RH inovador. São...
Leia mais

Human Experience Management: melhore a jornada do funcionário com as nossas soluções
Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente nas empresas, e muitas pessoas estejam receosas com a possibilidade de perder o emprego ao serem substituídas por sistemas dotados de inteligência artificial, a verdade é que os empregados nunca tiveram tanta...
Leia mais

O impacto da cultura da Techware
A cultura da Techware traz em si o acolhimento e o cuidado com colaboradores e clientes. Ela mostra que as pessoas estão no centro da estratégia. As pessoas, cada vez mais, estão no centro da estratégia. Não é mais possível...
Leia mais

Saiba porque a comunicação importa para a empresa
“É doce o sabor do compartilhar o saber” - Paulo Nassar Superar a dificuldade de comunicar suas ideias de forma inteligente, clara e objetiva e com elas formar times e motivar equipes que vistam a camisa é um dos maiores...
Leia mais

Techware em mais uma etapa de implementação do eSocial
Na semana de 25 a 29/09 a equipe líder de implementação do eSocial da Techware esteve no Serpro, maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, em Belo Horizonte, para mais uma etapa de testes...
Leia mais