RH e Designer: foco em experiências
Qual a relação entre RH e Designer?
Antes de responder, vamos alinhar que o Designer que abordaremos aqui é o de experiências. Também conhecido com UX Designer, sendo UX a sigla para User Experience (Experiência do Usuário). A área é presente na criação e no desenvolvimento de soluções digitais e tecnológicas. Bom, o cuidado de explicar o ramo do Design é um respeito às muitas áreas que usam o termo e também para assegurar que você, leitor, entenda a relação. O Designer de Experiências atua no estudo das necessidades e desejos dos usuários, a fim de atendê-los satisfatoriamente.
De certa forma, os profissionais de uma empresa são usuários da organização. Eles utilizam a estrutura, as soluções e interagem continuamente com o ambiente de trabalho e tudo o que acontece nos espaços corporativos. Logo, a relação entre o profissional de RH e o Designer consiste no foco comum em otimizar experiências. Na Techware esta relação fica ainda mais nítida, pois além da empresa ser especialista em softwares, a atuação é centrada no mercado de Gestão de Pessoas.
RH e Designer: foco em experiências.
Nas últimas décadas, o RH evoluiu de burocracias trabalhistas para a gestão de pessoas. Com isso, a vivência completa dos colaboradores precisa ser considerada. Então, todos os pontos de contato da empresa com as pessoas do público interno precisam ser observados com atenção e, principalmente, com intenção. Oferecer uma experiência de trabalho que incentive pertencimento, produtividade e engajamento são demandas tão necessárias quanto remuneração e benefícios. Ou seja, a experiência integral de cada pessoa e do time com uma unidade estão na essência do RH, como acontece com o UX Designer.
Outro item importante do foco em experiência são as políticas de reconhecimento. Neste quesito, o paralelo entre RH e Designer é perceptível nas estratégias de gamificação. Pontuar resultados, estimular o alcance de metas e premiar performance são exemplos de táticas que visam a criação de uma experiência de trabalho focada nas pessoas. Os processos de recrutamento e retenção de talentos são outros exemplos de como as dinâmicas pensadas como experiências podem auxiliar o avanço do RH.
A soma de humanidade e tecnologia, assim como define o posicionamento da Techware, é uma forma direta de construir experiências. Aliás, assim como vimos há pouco no HSM HR Conference 2019 , a gestão de pessoas pode evoluir o seu papel para uma posição de Designer de Experiências, evoluindo assim o apelo estratégico da área e a relevância do segmento para a evolução de todo o negócio.
Link interno para post sobre o HSM HR Conference 2019.
Relacionados
Cloud: vantagens de aderir às soluções em nuvem
“Inovação distingue um líder de um seguidor” – Steve Jobs A cloud computing, ou computação na nuvem, deixou de ser uma grande novidade há algum tempo e se tornou realidade no mundo corporativo. O conceito lançado no final do século...
Leia maisHSM Expo 2019: Techware e Oracle juntas
A Techware estará presente em mais uma edição do HSM Expo, que acontecerá de 04 a 06 de novembro, na cidade de São Paulo. O evento traz esse ano o tema “Ouse Aprender” com uma provocação positiva à busca pelo...
Leia maisPor que empresas em crescimento devem investir em uma solução de software completa para RH?
O mercado de Software de RH tem passado por uma constante evolução seguindo a tendência dos próprios departamentos de Recursos Humanos. Para se ter uma ideia, a Pesquisa de Tendências Digitais KMPG 2019 revela que dois terços dos executivos de...
Leia maisESG e RH: uma pauta promissora
As pautas ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) ganharam bastante notoriedade nos últimos tempos, o que tem impulsionado cada vez mais empresas a incluírem em sua cultura corporativa uma postura sustentável e justa, que contribua...
Leia maisSaiba tudo sobre Job Crafting
O Job Crafting é a personalização do significado que cada um vê em seu trabalho e sua função exercida. Não é apenas você cumprir uma descrição das atividades que são exigidas, é você transpor isso e perceber a parte social,...
Leia maisAção de Dia das Mães: exemplo de endomarketing na Techware
Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais conectadas ao endomarketing geram resultados muito mais eficientes em engajamento. Mais que um conjunto de estratégias e ações de Marketing Institucional voltadas para o público interno da organização, o endomarketing é a metodologia...
Leia mais