Software baseado em design e o usuário
O conceito ‘software baseado em design’ é um assunto denso e que permite aprofundamento em outros diversos conceitos, técnicas e metodologias. Aqui, propomos uma visão resumida sobre este encontro entre a tecnologia, a forma e a função, que foi abordado em profundidade em e-book desenvolvido pela Techware.
Antes de entender como os atributos do design beneficiam o raciocínio criativo e lógico da construção de softwares, vale conhecer melhor quais são estes atributos. Derrubando um mito, design não é restrito à moda, produtos, decoração e áreas com apelo artístico. Como definido por Alexandre Wollner, renomado designer gráfico brasileiro, “design é projeto”. Logo, toda iniciativa orientada ao desenvolvimento de soluções pode somar as estratégias, técnicas e criatividade do design. Outro aspecto importante é o ponto de partida do design: o usuário.
A atenção à criação de soluções relevantes é uma premissa da área que faz com que funcionalidade seja uma palavra-chave. Dessa forma, basear-se em design é sinônimo de objetivos orientados à entrega de solução para atender pessoas. Sob este viés, é fácil enxergar a importância do software baseado em design. Afinal, trata-se do cuidado com o desenvolvimento de tecnologias, de fato, focadas nas demandas dos usuários e na melhor forma de suportá-las.
Revoluções, tecnologia e pessoas
Desde a 3ª Revolução Industrial, a tecnologia com apelos digitais vem transformando drasticamente a sociedade. As mudanças decorrentes deste avanço influenciam comportamentos em todas as esferas (pessoais e corporativas). Dando continuidade ao progresso, as expectativas e promessas da 5ª Revolução Industrial envolvem ainda mais transformações. Nanotecnologia, AI, Blockchain, Realidade Virtual e tecnologias ainda nem inventadas e cada vez mais sofisticadas utilizadas como second nature (incorporadas à rotina).
Mesmo falando de tantas soluções e avanço tecnológico, o aspecto humano tem imenso destaque nestas dinâmicas. Além da busca pelo aumento da aproximação entre tecnologia e pessoas, máquinas adquirem apelos humanizados e sistemas ciberfísicos são uma característica importante da 4ª Revolução industrial. Se você precisa relembrar a marca de cada Revolução Industrial para entender com mais clareza essas mudanças, os tópicos abaixo esclarecem as diferenças de cada período:
- 1ª Revolução industrial: máquina a vapor.
- 2ª Revolução industrial: desenvolvimento tecnocientífico (1ª e 2ª Guerras Mundiais).
- 3ª Revolução industrial: tecnologia e profissionais multifuncionais.
- 4ª Revolução industrial: sistemas ciberfísicos (integração de componentes computacionais e físicos).
- 5ª Revolução Industrial: sofisticação tecnológica (avanço exponencial) e ainda mais presença no dia a dia.
O panorama histórico acima ratifica, sem margem para dúvidas, quão profunda é a imersão da tecnologia na vida das pessoas. Em contrapartida, quanto mais a engenharia de software usa o foco nas pessoas como preceito construtivo, maior o potencial de assertividade das soluções. Ainda decupando as bases e os resultados do encontro entre desenvolvimento software e design, conhecer metodologias e conceitos de ambos os segmentos é útil para engenheiros, desenvolvedores e também para os contratantes das soluções. Entre as principais, destacam-se:
- Design Thinking: modelo mental de processos colaborativos baseados em sensibilidade e especialização técnica, que é centrado em pessoas e tem forte direcionamento à ação, cultura de prototipagem e testes.
- UX e UI: estudos e processos focados em User Experience (UX) e User Interface (UI). Há grande preocupação com a experiência do usuário, fluxos de uso e o ambiente da interação.
- Agile Scrum: metodologia utilizada para o planejamento e a gestão de projetos com foco em agilidade. Com renome mundial, é amplamente conhecida pelos sprints (ciclos de tarefas) e autogestão.
- Lean IT: método com origem no Sistema Produtivo da Toyota, que deriva a gestão enxuta e a eliminação de desperdício para a TI. Foco em construção de valor aos usuários como premissa essencial.
Aplicação do software by design
Em linhas gerais, o estudo de conceitos e metodologias é tão necessário quanto a aplicação dos aprendizados. Afinal, a velocidade das mudanças faz com que seja bastante complexo acompanhá-las, sendo que as áreas relacionadas à tecnologia têm um desafio ainda mais profundo: acompanhar e criar transformação. Por isso, além de entender o software by design, é vital aplicá-lo. Neste sentido, o compromisso da TI com a constante atualização e a entrega de soluções envolve tanto uma postura proativa, quanto preditiva e influenciadora. Especificamente no universo da TI corporativa, criar, implementar e/ou contratar soluções desenvolvidas com base em design é um reforço do compromisso com a atenção ao usuário.
Relacionados


Escolhendo o melhor sistema de folha de pagamento
Falta de tempo, custos elevados e processos confusos são mais comuns nas empresas do que se pode imaginar. A gestão tradicional por muitos anos fez com que esse processo fosse considerado “natural” entre os empresários. Porém, em pleno século XXI,...
Leia mais

Techware no Top of Mind de RH 2019
Você já ouviu a expressão “é música para os meus ouvidos”? É comum associar o prazer de escutar uma bela melodia com situações satisfatórias. Aqui na Techware o time se dedica para que o atendimento dos TechDesigners seja como música...
Leia mais

Gestão de pessoas: filhos no trabalho
Conciliar vida pessoal e profissional é uma necessidade dos colaboradores, que merecem atenção e cuidado da empresa. Os profissionais passam muitas horas no ambiente de trabalho, dividindo as 24h do dia entre trabalho, família, educação e lazer. Para equalizar essas...
Leia mais

Os benefícios da sincronização de dados para nossa vida.
Como poderíamos viver nossa vida atual tomando todas as decisões diárias e importantes (ou menos importantes) do nosso dia a dia sem informações relevantes para tal? Como exemplos bem simples destas "informações relevantes" de que todos nós necessitamos a quase...
Leia mais

Techware ficou entre os 100 Melhores Fornecedores RH de 2011
A Techware está entre os 100 Melhores Fornecedores para RH 2011, segundo pesquisa promovida pela Gestão & RH Editora. O estudo realizado há cinco anos tem como objetivo valorizar o trabalho dos fornecedores de RH e avaliar as práticas direcionadas...
Leia mais

Gestão de qualidade na indústria de software.
Na indústria de software, com a prestação de serviços associados, a gestão da qualidade é fator determinante para o sucesso, desde o momento da concepção até a entrega do produto final. A gestão da qualidade é uma ciência, e como...
Leia mais
