Tecnologia, processos e performance
A complexidade gerencial das empresas reflete proporcionalmente na relevância de seus processos, pois conduzir um negócio sem eles pode fadar ao caos. Com operações múltiplas e uma demanda contundente por estratégia, a gestão necessita de organização e controles. As empresas visam eficiência, ou seja, melhor performance com o mínimo de desperdício. Dentro de desperdício, investimento e tempo têm importância máxima e é aí que os processos mostram força. Quanto melhor estruturados, implantados e aplicados, mais performance.
Tecnologia e processos
A tecnologia no universo corporativo não é novidade há tempos. Porém, da mesma forma que ela evolui constantemente, o mercado necessita evoluir o uso de soluções. Ao observar-se negócios estabelecidos, por exemplo empresas com centenas de colaboradores e inúmeras operações simultâneas, a existência de tecnologia voltada aos processos é unânime. Por mais arriscadas que sejam as generalizações, é inviável para um negócio atual existir sem nenhuma tecnologia. Porém, o ponto crucial é entender que apenas tê-la não é suficiente. Para que os processos sejam eficientes, a tecnologia precisa ser atualizada e manter-se pertinente.
Quando uma empresa conta com um solução digital desenvolvida e aprimorada com foco em excelência, os processos evoluem para níveis de otimização. Junto às pessoas, os recursos tecnológicos formam a dupla que continuamente constrói e desenvolve o negócio. Logo, pela lógica, se os softwares são inadequados e/ou obsoletos, a empresa é comprometida. Aliás, a questão ainda tem uma complicação: o desempenho das pessoas também é afetado com a defasagem. É fato que os processos têm definição e gerenciamento melhorado por softwares e a recíproca também é verdadeira. Ou seja, soluções inapropriadas interferem nos processos, podendo ser negativos ao gerenciamento.
Tecnologia e performance
Mudando a ótica do pessimismo das soluções inadequadas para o otimismo e as vantagens dos softwares de excelência, o mar de processos abre caminho para o avanço da performance. A tecnologia não apenas otimiza processos, como também amplia a possibilidade de métodos e procedimentos a serem realizados, o que leva às mãos da gestão, monitoramento em tempo real, agilidade, dados acurados para análises robustas e um arsenal de informações e melhorias inimagináveis antes da implantação do software.
Entre inúmeras razões, o avanço exponencial da TI é resultado da evolução – e revolução – que a área proporciona às empresas. A tecnologia otimiza processos, que otimizam performance e, consequentemente, cria um ciclo contínuo de progresso. A partir daí, também é criado um ciclo de exigências cada vez maior sobre a alçada da TI. Na essência destes ciclos que giram em espiral ascendente, os softwares ocupam a posição do motor.
Relacionados


30 anos da Techware | Conectar o humano e a tecnologia
É na relação espaço e tempo que a vida acontece. É como um roteiro, uma peça apresentada sem ensaios por atores que sabem como a história começa, mas não têm ideia de como termina. Mas é preciso estar pronto, lembrando...
Leia mais

Mas por que Cloud?
É comum considerarmos que o que chamamos de CLOUD seja uma das mais novas e promissoras formas de utilização das tecnologias de informação. A primeira afirmação é tão falsa quanto é verdadeira a segunda. Na verdade, a computação em nuvem...
Leia mais

Gestão humanizada: equipe mais motivada, empresa com mais resultado
Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios encontrados dentro de uma empresa. Afinal, compreender as necessidades pessoais dos empregados, ter uma equipe motivada e, ao mesmo tempo, ágil, garantir eficiência em meio a tantos processos e atividades, e ainda buscar...
Leia mais

Conheça a cultura que define a Techware
Sabe aquele jeito que sabemos que temos? Aquilo que sabemos que somos, baseados em nossos valores, comportamentos e propósito, mas acabamos não parando para intitular ou sequer compreender de fato? Aqui na Techware, reservamos um parágrafo de nossos 25 anos...
Leia mais

Banco de Horas x Horas Extras: entenda a aplicação dessas políticas e os diferentes impactos na gestão de seus colaboradores
Sabemos que a CLT determina que o trabalhador atue, no máximo, por 8 horas diárias ou 44 horas semanais. Porém, em alguns casos, esses horários podem ser extrapolados, desde que não haja prejuízos à saúde do colaborador, respeitando o limite...
Leia mais

Tecnologia e gestão de pessoas
O cenário em que vivemos tem se tornado cada vez mais imprevisível e volátil, mas uma coisa é certa: a tecnologia aliada à expertise tornou-se uma ferramenta fundamental para a otimização da eficiência operacional das empresas. Estar por dentro das...
Leia mais