Os benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de software “não-cloud”.
É inegável que esse avanço se dá por conta da busca incessante de redução de custos e melhoria de processos que as empresas têm que se ocuparem em uma época de retrações econômicas críticas.
Mas ao lado das inúmeras e clássicas vantagens que a contratação de modelos Cloud proporcionam, existem alguns benefícios, que a modalidade pode trazer em velocidade de implantação, independência de TI interna e software sempre atualizados, que podem ser auferidos pelas áreas usuárias das aplicações.
Em termos de duração dos projetos de implantação de sistemas no modelo Cloud ou “On-Premises”, usualmente não diferem de maneira significativa. O que acontece, no entanto, é que todo o trabalho de preparação da infraestrutura requerida para a nova aplicação é disponibilizada pelo fornecedor da solução Cloud em um tempo significativamente menor. Para o usuário isso vai resultar em um go-live mais rápido.
A outra possibilidade de benefício, a da questão de independência da TI interna, não está apoiada em um hipotético confronto de áreas usuárias com a área de sistemas. Neste aspecto trata-se de aplicações com finalidade muito específica, como os que gerenciam currículos, ou complementares aos sistemas principais da companhia, aqui o exemplo é do Salesforce, que pode ser contratado de fornecedores independentes na modalidade Cloud.
Com relação a questão dos softwares estarem permanentemente atualizados, sempre tem sido um grande desafio para as áreas de TI e, por que não dizer, para os usuários também. Aplicações de missão crítica, como são todas aquelas afetadas por constantes alterações de legislação implicam em aplicações de patchs ou atualização de releases com uma frequência tal que por vezes demandam grandes esforços das áreas usuárias e de TI. Em softwares operados em ambientes Cloud de fornecedores, tais situações são absolutamente transparentes aos usuários por se constituírem em requisito do serviço contratado.
Ao apontarmos benefícios potenciais às áreas usuárias, não podemos deixar de entender que alguns deles, como por exemplo, os dois últimos, também se constituem em fatores positivos para a área de TI, reduzindo a pressão da demanda por recursos ou enormemente controlados em sua alocação, uma vez que esta área geralmente é acionada apenas durante a fase de escolha do software para avaliação técnica de toda a oferta cloud.
Ao longo dos próximos anos iremos ver multiplicarem-se os benefícios do uso da modalidade Cloud, tanto para as áreas usuárias como para a área de sistemas.
Nós aqui na Techware, tanto o Rhevolution Cloud como o Terceirização de Folha, estão sempre em atualização com a equipe de Inovação atentos e empenhados não só na identificação desses benefícios como também no compartilhamento deles com nossos clientes.
Relacionados


Abrangência funcional e profundidade de software
Na atividade profissional de produção de software existem metodologias que tem por objetivo avaliar e medir diversos aspectos da engenharia de software. Tais metodologias também são chamadas de métricas com diversas abordagens propostas por igualmente inúmeros autores. Alguns aspectos da...
Leia mais

O fornecedor ideal do Software de Folha de Pagamento
A escolha de uma nova solução de software de Folha de Pagamento não é das tarefas mais fáceis do RH e do Departamento Pessoal, passa pela análise aprofundada das necessidades da empresa, características do negócio, modalidade de contratação, ofertas de...
Leia mais

A reação do RH a Reforma Trabalhista
A Reforma Trabalhista está em vigor desde novembro de 2017, mas o processo ainda é de adaptação. Além de obviamente impactar a vida de milhões de trabalhadores brasileiros, a nova lei tem impactos significativos para o RH. Exemplos como a...
Leia mais

Lições sobre a palestra "O poder do suficiente"
É possível entregar mais com menos conteúdo e garantir a atenção do espectador? O professor da FIA Normann Kestenbaum, em sua palestra intitulada “O poder do suficiente” para o CONARH 2018 garantiu que sim. Ele afirmou que a qualidade da...
Leia mais

Criatividade e inovação: pensar fora da caixa
Às vezes quando nos deparamos com algum problema, passamos horas tentando encontrar uma solução, porém a barreira da mesmice nos impede de olhar para novos horizontes e encontrar novas maneiras de solucionar aquele problema. Albert Einstein dizia que é uma...
Leia mais

Educação financeira e valorização do salário do colaborador
É notório que a maioria dos brasileiros não tem controle de suas finanças devido à falta de educação financeira na sociedade de uma forma geral. Os índices de endividamento vêm aumentando conforme pesquisas realizadas no inicio de 2016. A maior...
Leia mais