Os benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de software “não-cloud”.
É inegável que esse avanço se dá por conta da busca incessante de redução de custos e melhoria de processos que as empresas têm que se ocuparem em uma época de retrações econômicas críticas.
Mas ao lado das inúmeras e clássicas vantagens que a contratação de modelos Cloud proporcionam, existem alguns benefícios, que a modalidade pode trazer em velocidade de implantação, independência de TI interna e software sempre atualizados, que podem ser auferidos pelas áreas usuárias das aplicações.
Em termos de duração dos projetos de implantação de sistemas no modelo Cloud ou “On-Premises”, usualmente não diferem de maneira significativa. O que acontece, no entanto, é que todo o trabalho de preparação da infraestrutura requerida para a nova aplicação é disponibilizada pelo fornecedor da solução Cloud em um tempo significativamente menor. Para o usuário isso vai resultar em um go-live mais rápido.
A outra possibilidade de benefício, a da questão de independência da TI interna, não está apoiada em um hipotético confronto de áreas usuárias com a área de sistemas. Neste aspecto trata-se de aplicações com finalidade muito específica, como os que gerenciam currículos, ou complementares aos sistemas principais da companhia, aqui o exemplo é do Salesforce, que pode ser contratado de fornecedores independentes na modalidade Cloud.
Com relação a questão dos softwares estarem permanentemente atualizados, sempre tem sido um grande desafio para as áreas de TI e, por que não dizer, para os usuários também. Aplicações de missão crítica, como são todas aquelas afetadas por constantes alterações de legislação implicam em aplicações de patchs ou atualização de releases com uma frequência tal que por vezes demandam grandes esforços das áreas usuárias e de TI. Em softwares operados em ambientes Cloud de fornecedores, tais situações são absolutamente transparentes aos usuários por se constituírem em requisito do serviço contratado.
Ao apontarmos benefícios potenciais às áreas usuárias, não podemos deixar de entender que alguns deles, como por exemplo, os dois últimos, também se constituem em fatores positivos para a área de TI, reduzindo a pressão da demanda por recursos ou enormemente controlados em sua alocação, uma vez que esta área geralmente é acionada apenas durante a fase de escolha do software para avaliação técnica de toda a oferta cloud.
Ao longo dos próximos anos iremos ver multiplicarem-se os benefícios do uso da modalidade Cloud, tanto para as áreas usuárias como para a área de sistemas.
Nós aqui na Techware, tanto o Rhevolution Cloud como o Terceirização de Folha, estão sempre em atualização com a equipe de Inovação atentos e empenhados não só na identificação desses benefícios como também no compartilhamento deles com nossos clientes.
Relacionados
Design de software e a aplicação da filosofia.
“O prazer estético deve ser um prazer inteligente” - José Ortega y Gasset O termo design de software, de acordo com a Engenharia de software, compreende a concepção, especificação e prototipação do modelo conceitual, interface do usuário, arquitetura do software...
Leia maisDesafios para o gestor de pessoas em 2020
Você, gestor de Recursos Humanos, já se preparou para os desafios que o este ano reserva? Em um mercado cada vez mais competitivo, com mudanças constantes, o bom líder precisa se reinventar. Como manter sua equipe motivada e engajada para...
Leia maisGestão de qualidade na indústria de software.
Na indústria de software, com a prestação de serviços associados, a gestão da qualidade é fator determinante para o sucesso, desde o momento da concepção até a entrega do produto final. A gestão da qualidade é uma ciência, e como...
Leia maisO papel da gestão de crise durante a pandemia
Os impactos sociais e econômicos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus estão sendo notados e sentidos por diversas empresas. A economia brasileira retraiu, aponta o mais recente Relatório de Inflação realizado pelo Banco Central, que reduziu de 3,8%...
Leia maisBPO (Business Process Outsourcing): uma solução corporativa.
A terceirização dos processos administrativos e de folha de pagamento é uma prática cada vez mais adotada nas empresas brasileiras. O Business Process Outsourcing – BPO, tem se mostrado uma solução eficaz para diversas empresas de grande, médio e pequeno...
Leia maisImplantando o eSocial na sua empresa
O eSocial está chegando! E a sua empresa, já está se preparando para encarar este desafio? O eSocial é um projeto do governo federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta das informações descritas no seu objeto, armazenando-as...
Leia mais