Abrangência funcional e profundidade de software
Na atividade profissional de produção de software existem metodologias que tem por objetivo avaliar e medir diversos aspectos da engenharia de software. Tais metodologias também são chamadas de métricas com diversas abordagens propostas por igualmente inúmeros autores.
Alguns aspectos da construção de qualquer software podem ser facilmente mensurados. A quantidade de esforço de horas/homem empregado; a quantidade de linhas de código produzidas e quantidade de erros encontrados são alguns desses exemplos. No entanto, a qualidade e a funcionalidade do software, ou ainda, a sua dificuldade de manutenção são mais difíceis de serem avaliadas.
Tomemos inicialmente a questão da qualidade. De maneira bem simples, tem qualidade um aplicativo que “entrega” aquilo que foi solicitado pelo usuário. Existe uma métrica, denominada APF que significa Análise de Ponto por Função, que tem por objetivo medir o tamanho funcional de um software do ponto de vista do usuário. Assim, ao medirmos o software, a partir da quantificação das funcionalidades providas para o Usuário tendo como base primária sua lógica sobre o seu negócio, teremos uma forma de avaliarmos sua abrangência funcional.
Para darmos um exemplo desse conceito, consideremos em um sistema de Administração de Pessoal, como o nosso Rhevolution, a tarefa de Admissão de Empregado. Se todas as possíveis operações relacionadas a essa tarefa estivessem atendidas, essa parte do sistema teria uma abrangência funcional muito grande, talvez beirando o definitivo.
O conceito de profundidade de software, dentro da engenharia de software, vai ajudar a definir o grau de complexidade dos componentes do produto em desenvolvimento. Sua definição formal é bastante técnica, mas para o nosso pequeno texto é suficiente que associemos a esse termo à ideia de que quantos mais elementos em níveis sucessivos e interligados tenha o software, ele é mais robusto e bem estruturado.
Para também termos um exemplo, na mesma tarefa do exemplo anterior, a da Admissão, o termo profundidade estaria associado ao grau de automação de cada atividade ou operação realizada pelo programa, com diversas sub-rotinas e menus secundários que são acessados à medida em que a complexidade da operação aumenta.
Em uma certa visão, a abrangência funcional e a profundidade de software estão diretamente interligadas, pois, quanto maior for a quantidade de objetos de software que o aplicativo possuir, é razoável supor que maior será o seu número APF. E, por outro lado, maiores desafios serão apresentados à tarefa de manutenção.
Na prática, no processo de produção de software de rh, a busca por um bom equilíbrio entre a qualidade, a funcionalidade e as características de facilidade na manutenção, é uma arte do produtor do software.
Para finalizar, Abrangência Funcional e Profundidade de Software são características positivas de qualidade de aplicativos que só são obtidas ao longo dos anos de utilização do aplicativo, em diversos ramos de negócios por empresas dos mais variados tamanhos de seus empreendimentos. É uma espécie de processo de estabilização e maturidade do software de rh. Este último termo, é um conceito muito interessante, que iremos abordar em uma outra oportunidade.
Relacionados
Como evitar erros ao processar a folha de pagamento
Veja como erros comuns podem colocar a sua empresa em risco Rendimentos, horas extras, descontos, abonos, demissões… Imagina calcular todos esses itens na folha de pagamento de centenas de funcionários. As planilhas gigantescas se tornaram um grande obstáculo para gerenciar...
Leia maisPsicologia positiva e a felicidade feminina
Um assunto que sempre me chama atenção e desperta bastante interesse. O que é preciso para ser feliz nos dias de hoje? Considerando principalmente nós mulheres que temos um grande acúmulo de tarefas, que não necessariamente nos traz bem-estar. Tive...
Leia mais5 vantagens para implantar o cruzamento de dados do RH na nuvem para a sua empresa
Imagina um holerite online em que seus colaboradores podem acessar de qualquer lugar? Ou até mesmo um relatório que pode ser visto por outras unidades da empresa ? O avanço da tecnologia já é algo notável e até esperado. Mas...
Leia maisO cliente é um dos valores da Techware
365 dias no ano parece pouco para suportar a quantidade de datas comemorativas que preenchem o nosso calendário. Comemoramos desde datas internacionais e oficiais do Brasil, até datas religiosas e curiosas como o Dia da Mentira, além das famosas “datas...
Leia maisPor que comunicação e liderança são complementares.
“Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.” – Mario Quintana Vivemos a era da globalização. Seja este um jargão ou clichê, ainda assim parece...
Leia maisSoftwares: mais funcionalidades ou resolução de processos?
Qual dessas características é mais importante na escolha de um software? “A lógica levará você do ponto A ao ponto B. Imaginação o levará a todos os lugares” – Albert Einstein As empresas que abrem um projeto de escolha de...
Leia mais