Saiba mais sobre Design de Serviços no blog da Techware
Em um cenário corporativo de intensa concorrência como o atual, é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa que em suas atividades seja estabelecida uma busca constante pela geração de vantagens competitivas. Na definição mais simples e eficaz do que é uma vantagem competitiva, significa o fator que vai determinar que um consumidor escolha o produto ou serviço que a sua empresa proporciona ao invés de considerar comprar de seu concorrente.
Quando se trata de produto a busca pela vantagem competitiva pode ser obtida por inovação, ampliação de funcionalidade e uma boa relação entre preço e valor. Por outro lado, quando se trata de serviços, além dos fatores mencionados, há uma qualidade que todo bom serviço possui e que faz toda a diferença.
Essa qualidade nos serviços é resultante da aplicação do que atualmente chamamos de Design de Serviços, que é uma nova abordagem multidisciplinar que se emprega quando devemos criar um novo serviço ou aperfeiçoar um já existente para que a experiência dos clientes ao consumi-lo seja inesquecível.
No campo do Design de Serviços a palavra de ordem é a experiência do consumidor. Como deve ser a experiência do consumidor ao usar o serviço? Qual é a preocupação sobre este tema que os prestadores de serviço precisam ter? E como a empresa se torna referência na prestação de determinado serviço? Estas são três das questões fundamentais que norteiam toda a ação corporativa em busca da melhor experiência do usuário.
A maior parte dos especialistas costuma concordar que o processo do Design de Serviços pode ser dividido em quatro fases: Exploração, Criação, Reflexão e Implementação.
Na fase de Exploração, é preciso identificar um problema no serviço que por sua vez passará por um redesenho. Sempre preservando a cultura da organização e sua estrutura, mas considerando a perspectiva do consumidor.
Na fase de Criação, utiliza-se a técnica de “brainstorming”, onde todos os interessados em determinado serviço são envolvidos para que as mais diversas ideias e percepções sejam coletadas.
A fase seguinte, a da Reflexão, terá como resultado o desenho do novo fluxo do serviço, minuciosamente detalhado. Nesta fase qualquer metodologia ou técnica que permita chegar ao ponto de materializar o novo serviço para possíveis testes pode ser empregada.
Por fim, para que se possa implementar o novo serviço, devem ser tomadas as medidas administrativas, financeiras ou de outras ordens, para que, de fato, o novo serviço ou o serviço repaginado possa ser ativado.
Cabe destacar que a fase de Criação ou Definição, na nomenclatura de outros especialistas, é a que vai trazer o diferencial buscado caso forem pensados e projetados adequadamente todos os “Pontos de Contato” para o serviço.
São chamados de Pontos de Contato todos os momentos nos quais o provedor do serviço está em interação com seu consumidor. E, em um desses momentos, é que a experiência inesquecível pode ocorrer. Seja ela positiva ou negativa.
Pensar em todos os detalhes do serviço, por menores que sejam, sob a ótica do cliente ou usuário, entendendo seus perfis e seus desejos e necessidades para que sejam envolvidos e imersos, de maneira cognitiva, emocional e estética é o grande desafio do Design de Serviços.
Pela repetição e manutenção de sempre proporcionar experiências inesquecíveis na oferta de produtos e serviços, estaremos criando um efeito de círculo virtuoso que nos encaminha para a fidelização de nossos consumidores, que é uma vantagem competitiva de imenso valor.
A resultante final desse processo é mostrar-se ao mercado como uma empresa com personalidade, com uma cultura clara e admirada que deixa sua marca indelével em seus consumidores. Que afinal pode ser qualquer um de nós que consumimos os produtos e serviços daquelas marcas pelas quais temos nossas mais simpáticas preferências.
Aqui na Techware este é um exercício diário! Afinal, nosso propósito de negócios é: Encantar o mundo com Techdesign!
Carlos Amadori – Techdesigner | Executivo de Vendas
Relacionados
5 formas de promover inclusão na sua empresa
Felizmente, diversidade e inclusão são cada vez mais discutidas no universo corporativo. Percebe-se que as empresas estão mais atentas sobre a importância de respeitar diferenças e também interessadas nas vantagens estratégicas dos times diversos, como ganhos em criatividade, inovação e...
Leia maisDesign de software e a aplicação da filosofia.
“O prazer estético deve ser um prazer inteligente” - José Ortega y Gasset O termo design de software, de acordo com a Engenharia de software, compreende a concepção, especificação e prototipação do modelo conceitual, interface do usuário, arquitetura do software...
Leia maisPor que trocar seu software de folha de pagamento em 2022
As inovações trazidas pela era digital têm sido fundamentais para a evolução dos processos de trabalho em todos os setores da economia. Podemos afirmar que a automação e a robotização, a unificação de bases de dados, a mobilidade, a flexibilidade...
Leia maisHome Office e produtividade
Alguns adoram, outros nem tanto. Desde o início do isolamento social, muitas empresas adotaram o formato de trabalho home office, que apesar de ser conhecido por trazer mais liberdade ao profissional, também trouxe algumas dificuldades. O cenário da pandemia da...
Leia maisFaça como a NET: use o Rhevolution Gerador de Relatórios.
É o que está ocorrendo com a nova geração do Rhevolution Gerador de Relatórios, desenvolvida pela Techware. Uma ferramenta revolucionária para que o RH tenha autonomia na recuperação de informações, tratamento e produção de relatórios sobre seus processos. A NET,...
Leia maisVantagens de um software eficiente de Folha de Pagamento
Desde que a tecnologia chegou ao RH e no Departamento Pessoal, os processos de Folha de Pagamento tornaram-se muito mais ágeis. Um sistema automatizado e eficiente é capaz de transformar completamente a metodologia de trabalho, sendo responsável por reduzir custos,...
Leia mais