Marketing e Vendas: unidos em benefício do negócio
A cultura interdisciplinar é cada vez mais presente no ambiente corporativo. Quebrar as separações entre as áreas é um movimento que vai muito além dos espaços de trabalho compartilhados no conceito open space. A ideia de aproximar departamentos, promover engajamento e incentivar atuação coletiva está pulverizada em vários segmentos. Afinal, somar conhecimentos, repertórios e habilidades é uma forma prática de analisar questões com mais amplitude e criatividade. Nessa linha, Marketing e Vendas têm muito a ganhar ao trabalharem juntos. Além das áreas terem sinergia de propósitos, há benefícios para os dois lados.
Marketing e Vendas: comunicação e atendimento ao cliente.
Na Era Digital, os consumidores percorrem uma jornada informativa até tomaram a decisão de comprar algo ou contratar um serviço. Portanto, a troca de dados e experiências entre Marketing e Vendas é útil para a produtividade de ambos. Quanto mais sabe-se sobre o cliente, melhores são os conteúdos e abordagens de ambas as áreas. Também é viável a criação de perfil de público (personas) mais assertivos. Aliás, dados são um ponto importante aqui. O Marketing pode absorver a riqueza das informações do contato real com clientes do departamento de Vendas. Em contrapartida, a área de Vendas é favorecida com a qualificação de leads (clientes em potencial), que é realizada pelo Marketing.
A experiência de integração de Marketing e Vendas da Techware também traz um benefício muito importante para a cultura da empresa: transparência. Padronizar as ofertas realizadas pelas duas áreas é uma forma de respeito ao cliente. O que é comunicado pelo Marketing é, de fato, o que é vendido pela empresa. Tal aspecto ainda reflete positivamente no atendimento pós-venda, visto que as promessas são cumpridas e todos os envolvidos têm muita clareza dos acordos e condições estabelecidas. Outras vantagens da união das áreas são:
- Desenvolvimento de planejamentos mais robustos;
- Produção de conteúdo e de materiais de comunicação mais precisos;
- Visão abrangente de todo o fluxo da venda, incluindo os primeiros touch points (pontos de contato) com potenciais clientes.
Marketing e Vendas: mensuração de resultados.
Acima, falamos mais sobre as etapas anteriores à conversão (compra e/ou contratação). Entretanto, a parceria Marketing e Vendas estende-se também para a mensuração da eficiência das práticas. O retorno do time de vendas é um dos melhores parâmetros para aferir, por exemplo, se o Marketing está sendo efetivo na qualificação dos leads. Em um caminho similar, as vendas são o objetivo principal que o Marketing fomenta, logo, os resultados de um setor são conquistas para os dois. Claramente, unir Marketing e Vendas é uma estratégia inteligente para o negócio, assim como expandir a política de integração entre diversas áreas da empresa com o mesmo intuito de forças somadas por um mesmo propósito.
Relacionados


Techware no Top of Mind de RH 2018
A Techware já está entre as 5 mais lembradas em Folha de Pagamento e agora concorre ao topo da categoria. Vote na Techware e ajude-nos a conquistar o TOP OF MIND DE RH. Pela 6ª vez a Techware está entre...
Leia mais

Conheça a versão mobile das soluções Techware
A geração “Always on” revolucionou a era digital. Dentre as muitas inovações e mudanças sem os quais o mercado não conseguiria acompanhar essa geração, tornou-se imprescindível que os softwares sejam intuitivos e de fácil manuseio. O que tem motivado as...
Leia mais

Techware é eleita Top 5 do RH pelo Estadão em 2011
Por mais um ano a Techware é eleita Top 5 de RH, ou seja, está entre as cinco empresas mais lembradas na categoria TECNOLOGIA PARA GESTÃO DE RH. Tal classificação faz parte da primeira fase do Top Of Mind Estadão...
Leia mais

ESG e RH: uma pauta promissora
As pautas ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) ganharam bastante notoriedade nos últimos tempos, o que tem impulsionado cada vez mais empresas a incluírem em sua cultura corporativa uma postura sustentável e justa, que contribua...
Leia mais

Assista ao Luiz Rosa falando sobre a Techware e o eSocial
Veja o vice-presidente de pessoas e organização, Luiz Edmundo Rosa, falando sobre a implantação do Rhevolution na GranBio e a tranquilidade para o atendimento às obrigações legais com a ajuda da Techware.
Leia mais

Consultoria Dirigida Techware
Chegou a hora de trocar de software de Folha e RH? Os especialistas Techware podem ajudar você e sua equipe em uma conversa exclusiva e sem custo! Sabemos que a elaboração de um projeto para troca de software de Folha...
Leia mais
