Saiba tudo sobre Job Crafting
O Job Crafting é a personalização do significado que cada um vê em seu trabalho e sua função exercida. Não é apenas você cumprir uma descrição das atividades que são exigidas, é você transpor isso e perceber a parte social, cognitiva e física do seu trabalho.
Essa prática nas empresas não beneficia apenas os colaboradores, que encontram mais significado e envolvimento em seu trabalho, mas também as próprias empresas, que veem aumentar a produtividade e as habilidades de suas equipes.
O Job Crafting leva a uma forte mentalidade de crescimento!
Mas, afinal, como surgiu o Job Crafting?
O termo surgiu após a pesquisa realizada pelas professoras Amy Wrzesniewski (Yale School of Management) e Jane Dutton (Universidade de Michigan), no ano de 2001, com a equipe de limpeza de um hospital. Elas analisaram as percepções dessas pessoas a respeito do trabalho que elas exerciam dentro desse local e como parte dessa equipe.
O resultado foi surpreendente. Existia uma grande diferença na percepção delas sobre seus trabalhos, apesar de terem basicamente a mesma função. Então, Amy e Jane separam a equipe em dois grupos:
O primeiro era o grupo daqueles com pouca satisfação, baixas interações sociais, que trabalhavam apenas para receber seu salário. Já o segundo grupo era formado por pessoas que viam significado no seu trabalho, entendendo a sua atividade como parte do processo da cura das pessoas que passavam pelo hospital.
Essa percepção de valores, linkado com a personificação da sua atividade, é o que chamamos de Job Crafting.
Com essa visão diferenciada a respeito do seu trabalho, e a individualização das necessidades, o resultado é um maior engajamento e melhor desempenho organizacional.
Mudanças com a pandemia
A pandemia impulsionou e deu ainda mais significado ao Job Crafting, onde muitos profissionais começaram a reavaliar suas funções, o significado do que faziam, e também tiveram que se adequar com as novas necessidades sociais.
Um exemplo foi a adoção de novos modelos de trabalho, com a tendência do home office e do modelo híbrido como formas permanentes e não apenas temporárias de trabalhar. Como se manter produtivo, lidar com a falta de interação e a necessidade de administrar “sozinho” suas horas, sem precisar sair de casa, por exemplo?
Para muitos foi necessário repensar muitos aspectos em relação ao trabalho e lidar com novos sentimentos quanto às suas atividades e funções.
A pandemia também trouxe muitas inseguranças quanto ao futuro e por isso o Job Crafting é uma importante maneira de dar significado às atividades e aos empregos das pessoas. Ainda que não consigam mudar todas coisas dentro da empresa, podem mudar suas maneiras de enxergar e se relacionar com suas tarefas diárias. E, assim, ficam mais motivados e engajados.
Como usar o Job Crafting na sua empresa?
Para implementar o Job Crafting na sua empresa, é preciso pensar “fora da caixa” e da lógica tradicional do mercado. É um conceito que ajuda a enxergar o ambiente de trabalho com novas possibilidades de realização e satisfação pessoal.
Desafios e oportunidades
O principal desafio hoje é justamente romper com o conceito do trabalho tradicional, com o medo de perder produtividade, e permitir a flexibilidade de cada indivíduo com as suas necessidades.
Com a aplicação do Job Crafting, as empresas podem diminuir o turnover, pois terão profissionais mais engajados, que levarão a resultados melhores para todos.
Relacionados
Techare no top 5 do RH no Top of Mind 2017.
A Techware já está entre as 5 melhores e concorre ao Top of Mind de RH 2017. Vote e coloque-a no topo! Mais uma vez a Techware, empresa de software para folha de pagamento e Recursos Humanos está entre as...
Leia maisNetworking na trajetória profissional
Colaboração e troca de experiências são valores cada vez mais buscados na sociedade. Nós aprendemos e evoluímos uns com os outros. Por isso, valorizar interações é um processo que respeita a natureza humana e tira proveito da proximidade como uma...
Leia maisO bom atendimento personalizado
Mais do que solucionar problemas, atender bem é também saber ouvir Certa vez ao entrar em uma loja, me senti incomodado com um cliente que esbravejava no balcão sobre o tipo de atendimento que recebia. Algum tempo depois, vivi um...
Leia maisSaiba como escolher os melhores sistemas de gestão de capital humano para sua empresa
Dentro de uma empresa, os setores de RH e departamento pessoal tiveram suas atividades ressignificadas conforme o mundo corporativo evoluiu. Nos dias de hoje, o papel destes profissionais é essencial para conduzir as empresas por meio de estratégias de transformação...
Leia maisEm 2009, a Techware participou da ExpoManagement no Brasil.
A Techware participou da 9ª edição da ExpoManagement no Brasil. No início de dezembro ocorreu mais uma edição da ExpoManagement no Brasil. Realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o evento contou com a presença de especialistas mundialmente consagrados,...
Leia maisSaiba porque a comunicação importa para a empresa
“É doce o sabor do compartilhar o saber” - Paulo Nassar Superar a dificuldade de comunicar suas ideias de forma inteligente, clara e objetiva e com elas formar times e motivar equipes que vistam a camisa é um dos maiores...
Leia mais