Networking na trajetória profissional
Colaboração e troca de experiências são valores cada vez mais buscados na sociedade. Nós aprendemos e evoluímos uns com os outros. Por isso, valorizar interações é um processo que respeita a natureza humana e tira proveito da proximidade como uma força motora de criatividade, desenvolvimento e avanço. No mesmo caldeirão, o poder de conectividade da tecnologia é uma revolução que encurta distâncias e fomenta mobilidade todos os dias. Em meio a tudo isso, qual a importância do networking?
Se juntos somos mais fortes, explorar um conceito que aproxima pessoas é notoriamente estratégico e vantajoso. Indo além da visão primária de aumento de visibilidade, uma rede de contatos sólida e abrangente tem potencial para facilitar a rotina, acelerar soluções e viabilizar tomadas de decisão mais ágeis. Por exemplo, uma pessoa com uma rede de relacionamentos ativa e diversa tem mais facilidade de consultar especialistas e de ampliar sua visão de mundo.
Uma forma bem prática de observar o valor do networking são os coworkings e os workplaces no modelo open space. Nestes ambientes, o espaço incentiva o compartilhando, incitando que os profissionais se relacionem e troquem vivências. Assim, você pode aprender algo totalmente novo com a pessoa que se senta a algumas mesas de distância. Outra iniciativa que as empresas podem realizar para ampliar networking interno são os grupos criados de acordo com assuntos de interesse, abrindo contatos para além dos departamentos e projetos. Aqui, as iniciativas podem ser apoiadas em diversidade, como grupo de mulheres, LGBTQ+ e PCD. Ou ainda, por assuntos de interesse, como grupos de leitura, jogos de tabuleiro e cozinheiros amadores.
Networking: eventos e atendimento.
Um dos clássicos para fazer networking são os eventos corporativos. Mas antes de detalhar essa tática, atenção ao verbo que costuma acompanhar o termo: fazer. O networking costuma ser associado à ação e à continuidade. Como é algo a ser feito, demanda constância. Mesmo que os objetivos possam oscilar entre expandir a rede ou mantê-la, manter-se em atividade é essencial em ambos. Aliás, voltando aos eventos, participar com regularidade de encontros do segmento é uma maneira direta de fazer, aumentar e manter networking.
Na mesma linha de raciocínio, atender também é uma forma de fazer networking e de fidelizar a rede de contatos. Quando uma empresa presta atendimento priorizando qualidade, cuidado e carinho, como a Techware, ela constrói elos com seus clientes e, consequentemente, aumenta as possibilidades de um buzz positivo. Quando clientes como SKY, Polishop e Brasal contam suas experiências de atendimento Techware, a rede da empresa é ampliada para a rede de seus clientes. Neste movimento, mais laços são criados e outros são estreitados.
Para concluir, cabe ressaltar que networking também vale para pessoas. Um profissional atento e participativo tende a desenvolver uma rede ampla e fiel, dentro e fora da empresa. Portanto, você como PF e PJ pode usar o networking para ampliar conhecimentos e forças.
Relacionados


Rhevolution Cloud: solução em folha de pagamento
A rotina dos profissionais de RH tem passado por diversas mudanças positivas, apoiadas principalmente pelo uso maciço da tecnologia. Se antes os softwares obrigavam o setor a atuar apenas alocado na corporação, hoje existem soluções baseadas na nuvem e que...
Leia mais

Implantando o eSocial na sua empresa
O eSocial está chegando! E a sua empresa, já está se preparando para encarar este desafio? O eSocial é um projeto do governo federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta das informações descritas no seu objeto, armazenando-as...
Leia mais

30 anos da Techware | Conectar o humano e a tecnologia
É na relação espaço e tempo que a vida acontece. É como um roteiro, uma peça apresentada sem ensaios por atores que sabem como a história começa, mas não têm ideia de como termina. Mas é preciso estar pronto, lembrando...
Leia mais

25 anos de Techware no CONARH
CONARH 2016: Alinhada ao tema “Gestão que inspira pessoas que conquistam”, Techware apresenta seu portfólio de produtos e celebra 25 anos de mercado no maior evento de gestão de pessoas da América Latina. Durante o CONARH 2016 - Congresso Nacional...
Leia mais

Home Office e produtividade
Alguns adoram, outros nem tanto. Desde o início do isolamento social, muitas empresas adotaram o formato de trabalho home office, que apesar de ser conhecido por trazer mais liberdade ao profissional, também trouxe algumas dificuldades. O cenário da pandemia da...
Leia mais

Techware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia mais