Capital Humano: reter e desenvolver talentos
O termo capital humano se refere à convergência de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que um colaborador possui para uma instituição. Além do capital financeiro e material, as pessoas que desenvolvem os serviços e produtos são fundamentais para o crescimento das empresas.
A primeira vez que o termo “Capital Humano” surgiu foi em um artigo publicado na revista American Economic Review em 1961. O estudo foi realizado pelo professor Theodore W. Schultz do departamento de economia da Universidade de Chicago. Após a publicação, Theodore passou a ser considerado como o pai do capital humano, pelo seu trabalho intitulado como “Investment in Human Capital”.
Uma vez que as pessoas são os principais responsáveis pelos resultados operacionais das empresas, reter e desenvolver profissionais com características que os levem a se destacarem em suas áreas se tornou um pilar estratégico para o crescimento das companhias.
Para isso, os gestores de RH precisam utilizar tecnologia para coletar e analisar dados dos colaboradores e melhorar as tomadas de decisões.
Como desenvolver o capital humano?
Esta é uma das principais responsabilidades dos gestores de RH nos dias de hoje. Desenvolver o capital humano exige muita liderança, educação corporativa e tecnologia para mensurar todas as informações e ações realizadas.
Uma equipe que produz muito e que está engajada só é possível a partir de uma liderança presente, que tem empatia e carisma por sua equipe. Por isso, antes de tudo, diretores devem primeiramente capacitar e formar os líderes para que saibam repassar isso a todo o time.
Importância para as empresas
É nítido que ações de desenvolvimento humano diminuem o turnover, além de permitir a retenção de bons talentos, melhorando a produtividade da empresa e impactando positivamente nos resultados.
O estudo apresentado pelo professor Theodore demonstrou que quanto mais os trabalhadores se desenvolvem e têm acesso ao conhecimento, mais eles produzem e se comprometem com as suas tarefas.
Todas essas questões impactam diretamente na cultura organizacional, apresentando um bom ambiente de trabalho, trazendo mais engajamento, objetividade e motivando os colaboradores a crescerem junto com o negócio.
Como fazer a gestão e mensurar os resultados?
Para fazer a gestão do capital humano de forma outstanding é primordial o uso de tecnologias, através de softwares com os processos da empresa. É o que chamamos hoje de RH 4.0. Para aplicá-lo é necessário não somente a implantação de um bom sistema, mas de uma nova mentalidade, atuando em conjunto para gerir e medir a performance dos colaboradores de forma otimizada.
Tecnologia x Capital Humano
O uso da tecnologia está totalmente interligado com o desenvolvimento do Capital Humano. Somente através destes softwares é possível fazer uma análise compilada de dados e, assim, ser estratégico na coleta de informações sobre a performance dos colaboradores, ações de melhorias e treinamentos e busca por inovação em determinado setor, por exemplo.
Ou seja, a tecnologia pode ser uma excelente aliada no desenvolvimento e na retenção de talentos dentro das empresas. Se você quer crescer seus negócios, está mais do que na hora de se adequar!
Pessoal, o texto está aprovado. Mas apenas para conhecimento, o termo RETENÇÃO de talentos está sendo visto como um pouco ultrapassado nas discussões mais atuais sobre RH. O termo RETER conota o uso de técnicas que seguram ou prendem os colaboradores ao invés de continuamente ser uma empresa atrativa onde o empregado, por livre vontade, decide ficar.
Então falam-se agora de “atração contínua” ou apenas atração para as questões relacionadas ao que antes era chamado atração e retenção de talentos.
Como é muito novo, podemos deixar o texto como está. Mas se acham legal a gente pode já mudar isso e até colocar brevemente esta explicação que coloquei.
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