Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados


Escolha o tipo ideal de contratação para folha de pagamento
O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de novos modelos de delivery de software, ampliando o leque de opções. Embora seja uma boa notícia contar com tanta variedade, isso pode trazer mais dúvidas entre os gestores ao decidir pela modalidade...
Leia mais

Tecnologia, marketing, gestão e inovação
A tecnologia é um elemento inevitável atualmente. Desde as tarefas mais simples do dia a dia, como programar um lembrete no celular, até carros completamente automáticos que dispensam a necessidade de um motorista, não se pode negar que ela surgiu...
Leia mais

HSM Expo 2019: Techware e Oracle juntas
A Techware estará presente em mais uma edição do HSM Expo, que acontecerá de 04 a 06 de novembro, na cidade de São Paulo. O evento traz esse ano o tema “Ouse Aprender” com uma provocação positiva à busca pelo...
Leia mais

Conheça os TechDesigners da Techware
O melhor de nossa história com o melhor do futuro que imaginamos de presente, para você O que faz uma pessoa ser o que ela é? Seria o seu modo de se vestir, mais casual ou formal? Ou a maneira...
Leia maisTechware entre os 100 Melhores Fornecedores para RH em 2010.
A Techware está entre os 100 Melhores Fornecedores para RH 2010, segundo pesquisa promovida pela Gestão & RH Editora. Em sua quarta edição, o estudo baseia-se no mercado nacional das empresas indicadas pelos RH´s que atuam nas "1.000 Melhores Empresas"...
Leia mais

Techware traz inovação ao CONARH 2019
Desde 1998, a Techware é parceira certificada da Oracle, maior empresa de tecnologia do mundo. Já há alguns anos no mundo cloud, o relacionamento entre as duas empresas foi ampliado e solidificado graças à união dos aplicativos Oracle HCM Cloud...
Leia mais
