Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados
![A Techware marcou presença na HSM Expo 2021!](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/foto-estande-hsm-2021-scaled-1-455x220.jpg)
![A Techware marcou presença na HSM Expo 2021!](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/foto-estande-hsm-2021-scaled-1-455x220.jpg)
A Techware marcou presença na HSM Expo 2021!
Considerado o maior evento de gestão da América Latina, a HSM Expo aconteceu presencialmente de 06 a 08 de dezembro, em São Paulo, no pavilhão do Transamérica Expo Center. Este ano, o evento trouxe o tema orientado por três pilares:...
Leia mais![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/sandra-gindero-polishop-455x220.jpg)
![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/sandra-gindero-polishop-455x220.jpg)
Líderes da Polishop falam sobre escolha do Rhevolution: veja
Sandra Gindero de RH e Walter Borges de TI falam da escolha do software Rhevolution da Techware para suportar a expansão da Polishop no Brasil.
Leia mais![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2010/08/campos-de-parques-eolicos-1-scaled-e1703180849878-455x220.jpg)
![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2010/08/campos-de-parques-eolicos-1-scaled-e1703180849878-455x220.jpg)
GMEC passa a utilizar Rhevolution da Techware
Fundada em junho de 2003, a GMEC atua nos segmentos de Engenharia abrangendo todas as etapas do processo: projeto, planejamento, execução e fiscalização. Com sede em Salvador, a GMEC, hoje com 1000 empregados, foi adquirida pela SOLVI, uma holding controladora...
Leia mais![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2020-10-27-jornada-do-colaborador_blog-min-455x220.jpg)
![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2020-10-27-jornada-do-colaborador_blog-min-455x220.jpg)
Benefícios da jornada do colaborador para sua empresa
A opinião dos clientes conta, e muito, para o sucesso de uma empresa. Se pensarmos que os empregados são os primeiros clientes de qualquer negócio, entendemos a importância de planejarmos a jornada do colaborador, pensando em como melhorar todos os...
Leia mais![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/gestao-jpeg.jpg)
![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/gestao-jpeg.jpg)
Conheça a nova sede da Techware no e-Business Park
Estamos de casa nova! Prestes a completarmos 24 anos no mercado nacional de tecnologia, ganhamos uma nova sede na Torre A do e-Business Park, considerado melhor complexo empresarial do centro expandido de São Paulo. Localizado na Lapa de Baixo, o...
Leia mais![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/04-blog-o-poder-do-suficiente-455x220.jpg)
![](https://www.techware.com.br/app/uploads/2023/08/04-blog-o-poder-do-suficiente-455x220.jpg)
Lições sobre a palestra "O poder do suficiente"
É possível entregar mais com menos conteúdo e garantir a atenção do espectador? O professor da FIA Normann Kestenbaum, em sua palestra intitulada “O poder do suficiente” para o CONARH 2018 garantiu que sim. Ele afirmou que a qualidade da...
Leia mais